3 Factores que Mataram as Bases de Dados de eMail Marketing

As bases de dados de email marketing compradas passaram de um potencial activo do marketing para uma verdadeira pedra no sapato.


Fim_de_LinhaMuitos empresários e profissionais de marketing continuam a apostar na compra de bases de dados de email marketing para distribuir promoções e informações do seu negócio. Pode até parecer interessante, mas a verdade é que é uma atitude extremamente prejudicial para o seu negócio

Tenha em atenção que, para fazer com que a lista valha mais são usadas duas abordagens. Ou a segmentação é fraca ou a lista é “engordada” com a inclusão de todo o tipo de emails, o que acaba por incluir perfis que não possuem qualquer relação com o negócio da sua empresa. É isto que faz com que geralmente a qualidade seja má em termos de público alvo. 

Claro que falta dizer que normalmente os empresários e responsáveis de marketing gostam de ouvir o argumento "compre x milhares de endereços de email segmentados para o seu negócio". Já aqui escrevi várias vezes sobre esta abordagem da quantidade em prejuízo da qualidade. Perceba que essa preguiça lhe vai causar amargos de boca e lhe vai custar muito tempo ( que cada vez é um bem mais precioso)

Há basicamente 3 motivos que fazem com que o impacto do envio de emails - para a grande maioria das bases de dados de email compradas - seja mais negativo agora do que era antigamente:

1. Ainda não se falava na economia da atenção.

Taxa_Abertura_EmailNão éramos solicitados e interrompidos por tantos canais, tínhamos de lidar com muito menos informação (emails, mensagens, posts em redes sociais) e, estávamos receptivos às mensagens não autorizadas, interrupções que eram a única forma de termos acesso à informação.

Acontece que a saturação de informação provocou um descontentamento com esses métodos de marketing de interrupção, e os profissionais de marketing ficam com a tarefa cada vez mais dificultada.

2. Ainda não existiam as redes sociais

Não vai há muito tempo que, qualquer email promocional fosse de quem fosse, era lido com uma atenção muito especial, e até enviávamos a colegas e amigos. 

Pela primeira vez na história da humanidade, as redes sociais deram ao consumidor um poder de comunicação pessoal, instantâneo e global. O SPAM, as denúncias e as reclamações prejudicam as pessoas e empresas que usam esses métodos agora considerados intrusivos e designados por marketing de interrupção.

3. Serviços de email estão a ganhar a inteligência.

Os serviços de email marketing fazem como que um SEO para atribuírem um ranking ao domínio e dá no tão temido SPAM. Com a possibilidade de devoluções (bounces, hard bouces) e de muitos utilizadores marcarem a mensagem como SPAM, esses factores penalizam o ranking da empresa, que no próximos envios de email marketing são enviados directamente para a caixa de SPAM.

Para agravar ainda mais a situação, mesmo as pessoas que queriam receber essa comunicação não vão receber o email. Por incrível que pareça, até marcas bem grandes não perceberam ainda esse efeito colateral (lembro-me daquelas promoções de sushi que recebia 3 vezes por semana...).

Por fim, convém salientar que, tanto os fornecedores de e-mail marketing, como os próprios destinatários podem classificar os e-mails de marketing como SPAM. Ou seja, todo o trabalho de personalização e divulgação estará manchado e sem nenhum resultado.

Concluíndo

A base de dados de email pode definitivamente estragar a sua reputação, a forma como ele é encarado e utilizado pelas pessoas de uma forma geral mudou, e acredite ou não vai continuar a mudar. No entanto não leve isto à letra, ele ainda é uma ferramenta muito importante no processo de SMarketing. Mudou foi a fase do processo de venda em que ele é eficaz.

 

Formas de Multiplicar o Lucro do seu Negócio

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.