Estratégias de Comercialização

3 Segredos para o Sucesso com Marketing Digital

Conheça os 3 Segredos para garantir o Sucesso com Marketing Digital, seja na perspectiva de Marketing Internacional ou não.


A sério, se houvesse uma receita secreta para garantir o sucesso do marketing digital, todos apareciam em primeiro lugar no Google. Claro que isso não é possível, mas há algumas dicas que podem ser consideradas verdadeiros segredos e que não deve subestimar, nomeadamente no Marketing Internacional.

Sucesso com marketing digital

Neste artigo, vou explorar as 3 tácticas que deve usar para assegurar o sucesso do inbound marketing digital. Não se esqueça no entanto que, construir a ponte entre o marketing e as vendas, focar na criação de defensores da marca e tornar-se um hub de informação, são só alguns dos segredos escondidos para o sucesso do inbound marketing.

"Não há segredos para o sucesso.
Ele é o resultado de preparação, muito trabalho, e aprendizagem com os erros" 

Esta frase sintetiza o trabalho de qualquer campanha de inbound marketing. Para ter sucesso, precisa de preparar e trabalhar no duro para dar inicio ao processo de inbound marketing. Depois precisa de falhar para redefinir esses esforços de marketing.

Fundir Marketing e Vendas

Fundir Marketing e VendasUm dos mais óbvios problemas em qualquer campanha de marketing actual é a falta de comunicação entre o departamento de marketing e vendas. O inbound marketing anda à volta de estatísticas e resultados. A única forma de melhorar os esforços de marketing é saber os resultados, e a única forma de o fazer é comunicar com as vendas. Para melhorar uma campanha precisa de saber qual gerou as vendas. Se criar 3 campanhas e só 1 gerar resultados, então porquê manter as outras 2? Deixe de atirar dinheiro para as campanhas e comece a mudar as tentativas mal sucedidas.

Outro problema entre vendas e marketing é que elas têm frequentemente percepções diferentes sobre os clientes. A estratégia entre marketing e vendas não está unificada, não é SMarketing (Sales+Marketing). A equipa de vendas está na linha da frente enquanto que a equipa de marketing está a trabalhar na retaguarda, portanto, em ultima instância, eles desenvolvem percepções únicas e variadas.

Tem de eliminar as barreiras entre marketing e vendas e construir uma ponte para gerir activamente a partilha de dados de clientes. A equipa de vendas recolhe uma grande quantidade de informação dos clientes, que não é partilhada nem trabalhada pela equipa de marketing. Esta informação pode ser usada de muitas formas diferentes desde ofertas de conteúdo premium a ideias para o artigos do blog. Os melhores tópicos para o blog vem das perguntas de clientes, assim pode construir uma ponte eficaz entre vendas e marketing, essencial para descobrir formas eficazes de chegar aos seus clientes.

Focar na Criação da Sua Tribo

General_Icons-21.pngO passa palavra ainda é a táctica de marketing mais potente que pode usar. O único problema é que não pode simplesmente criar o Word of Mouth, tem de o provocar e influenciar. O foco na criação de defensores da marca pode trazer muitos benefícios ao seu marketing e tende a ser um dos segredos no campo do inbound marketing. Veja a palestra de Seth Godin no TED sobre as "tribos que lideramos".  

Os motores de pesquisa como a Google colocam cada vez maior importância nas actividades sociais. Quanto mais shares, retweets e likes tiver mais longe pode levar o ranking pois a Google percebe que as pessoas estão a partilhar esta informação porque a considera valiosa. Além disso quanto mais gostos, partilhas ou retweets tiver o conteúdo, mais oportunidades tem para ele ser visto por mais pessoas, daí a importancia de construir esta tribo de defensores da marca.  

Descobrir como construir esta tribo de defensores da marca é outra conversa. Tem de lidar com as diferenças entre satisfação e paixão. Descobrir quais os consumidores verdadeiramente apaixonados pelo seu produto e é aí que aparece o word of mouth.

Os apaixonados por tecnologia adoram funcionalidades inovadoras, portanto se destacar estas características nas redes sociais, tem mais probabilidade de receber shares, retweets e likes.

Deve também ter configurados múltiplos canais de comunicação (sociais), e tornar mais fácil aos seus clientes interagir consigo. Pode começar por mapear os pontos de contacto com os clientes e começar a interagir com estes clientes.

As redes socials estão lá para criar envolvimento com clientes e este relacionamento vai construir defensores se encorajar esses seguidores apaixonados a partilhar.

Transforme-se no Centro de Informação

General_Icons-44.pngToda a gente sabe que a informação é o ponto central no sucesso do marketing inbound daí que muitos lhe chamem também marketing de conteúdo. Discussões à parte, a questão aqui é a seguinte: a sua empresa está, de facto, a tornar-se o centro de informação para o seu sector?.

A dimensão da informação é muito importante com o inbound marketing. Não se pode limitar a criar alguns posts de blog todos os meses e uma ou duas peças de conteúdo avançado todos os anos e assumir que está a fazer o suficiente.

A verdade é que, nunca vai ser capaz de fazer o suficiente, quanto mais informação melhor. O seu objectivo deve ser tornar-se conhecido como o EXPERT da sua industria online. À medida que faz as tarefas do dia a dia, precisa de estar a pensar se isto responde às questões de 1 consumidor que seja? Isto beneficia 1 cliente que seja?  Se beneficiar pelo menos um cliente, então coloque o conteúdo online.

Tornar-se um centro de informação quer dizer que precisa de fornecer informação em todas as áreas em que a sua audiência possa estar interessada. Tem de ter a certeza que está a usar todos os recursos sociais, blog, e a criar novo conteúdo para o website. Tem que dar à sua audiência o que ela quer, quando quer para estar constantemente a par do que estão a pedir.

Preste atenção às suas redes sociais e responda às perguntas dos seus fans e depois coloque um link no fim a oferecer mais informação. Esta não será a única pessoa a olhar para esta questão e uma grande resposta pode fazer maravilhas a enviar pessoas para o seu site. O envolvimento é importante nesta nova era de SEO uma vez que a Google leva os shares, likes e retweets em consideração. Nos dias que correm, já não está a falar para eles, está a ter uma conversa e como diz o velho ditado “Antes de falar, ouça, antes de escrever, pense”. Se seguir esta regra com o seu conteúdo/respostas posso dizer com segurança que vai ter sucesso.

Conclusão

Não há segredos escondidos para o sucesso com marketing digital, além de trabalhar com a sua equipa de vendas, criar defensores da marca e tornar-se o loval onde se deve ir para ter o máximo de informação. Se trabalhar nestas tácticas, as melhorias no website vão aparecer, mas lembre-se que a preparação, o trabalho árduo, e aprender com as tentativas falhadas é a única forma de se tornar bem sucedido.

ABC do Marketing Digital para PME

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.