Geração de Leads

6 Passos Para Gerar Leads On-Line e Exportar

Antigamente as estratgias de comunicao e marketing para gerar Leads qualificados focavam-se em aces offline. Quem passou pela rea comercial como eu,


Antigamente as estratégias de comunicação e marketing para gerar Leads qualificados focavam-se em acções offline. Quem passou pela área comercial como eu, sabe que as feiras eram um pilar importante das tácticas para geração de prospects e clientes.

Quantas e quantas vezes, numa viagem de carro, passavamos por uma empresa que nos parecia interessante, davamos meia volta e entravamos para tentar falar com uma pessoa que nos quisesse ouvir. Esta era uma realidade bem palpável... quão longe vão esses tempos.

geral leads

Nos últimos anos, a pressão que as empresas tem vindo a colocar no retorno do investimento (ROI) do marketing, levou-as a perceber o enorme potencial da comunicação e prospecção online. Os departamentos de marketing tem-se posicionado para actuarem cada vez mais via web. Estes métodos fazem ainda mais sentido quando se trata de exportar, de entrar em mercados externos, uma vez que aí os custos das acções offline são ainda maiores. Mas como fazer para gerar Leads com acções online?

Abaixo apresento 6 acções que podem e devem ser desenvolvidas pelas empresas, independentemente da dimensão, para gerar Leads qualificados, que irão contribuir para aumentar o pipeline de vendas (que deve estar integrado no CRM), a produtividade e o ROI.

1. Integre o Website com o CRM

A primeira coisa que deve fazer, é integrar os pontos de contacto do seu website. Ele deve ser desenhado para facilitar o contacto do potencial cliente com a sua equipa comercial. Todos os formulários de contacto devem ser integrados com o CRM., que deve permitir e fomentar esta prática, como acontece em muita empresas com o CRM Salesforce.com em Portugal.

2. Campanhas de E-mail

Execute e monitorize campanhas de e-mail marketing, segmentadas e personalizadas através do CRM ou de outra ferramenta especializada de e-mail marketing. Acompanhe os resultados.

3. Promover Seminários na Web

Promova Seminários Web para falar do seu produto/serviço ao público interessado, gerando leads através da inscrição para o seminário que deverá tratar de um tema de interesse do segmento alvo.

4. SEO

O que é SEO? O Search Engine Optimization nada mais é do que a optimização de uma página (ou até do site inteiro) para ser mais bem compreendido pelas ferramentas de pesquisa. A consequência da utilização das técnicas de SEO é o melhor posicionamento do site numa página de resultados de determinada pesquisa online, o que obviamente gera leads mais qualificados.

5. PPC Marketing

O Pay-Per-Click Marketing, são anúncios on-line, geralmente na forma de texto e que, através de um clique, conduzem o potencial cliente ao site do anunciante. A ferramenta mais usada é o Google Adwords que pode ser integrado com o CRM para perceber e medir todo o processo. Podemos também anunciar noutros gigantes da web como o Facebook entre outros.

6. Usar Social Media

Existem inúmeros sites de redes sociais, bons exemplos são Twitter, Facebook, Linkedin, Pintrest, entre outros. Ter uma presença no Twitter pode melhorar o seu perfil, e seguir outros na sua indústria pode ajudá-lo a manter-se em contacto com os que estão a falar do assunto. O Facebook é também cada vez mais relevante para as empresas. As pessoas estão a usa-lo como networking comercial.

Temos assistido ainda ao aparecimebto quase meteórico de algumas redes com caracteristicas muito próprias como é a Pinterest.  Básicamente procuramos atraír determinado segmento, criar uma comunidade e daí gerar novos leads. 

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