Estratégias de Comercialização

Como Optimizar Campanhas Adwords

O sucesso no “adwords” não é só conseguir mais cliques por menos dinheiro, depende também da capacidade de transformar esses cliques em vendas reais.


Seja qual for a plataforma de Pay-Prer-Click Marketing, não chega criar o anuncio e esperar que dê resultados. É preciso gerir a campanha, e este acto de gestão exige um processo de teste-medição-optimização continuo. Vejamos o Google Adwords.

Uma vez colocada online a campanha Google Adwords, começam a ser recolhidas informações que nos dão dados estatísticos, que servem para perceber e medir a sua performance. 

Existem 3 valores básicos que funcionam como barómetro da performance de uma campanha Adwords: CLIQUES, CTR e ROI.

grafico adwords

O número de cliques mostra, de forma evidente, o sucesso da campanha. O primeiro objectivo de qualquer campanha PPC é obter cliques nos anúncios.

O CTR  (click through rate) é uma medida percentual que resulta da divisão do número de vezes que um anúncio aparece pelo número de cliques.

Para aumentar a performance do CTR, devemo-nos fixar na qualidade do texto dos anúncios e no uso de palavras-chave negativas.

O ROI (return on investment), ou retorno do investimento, é uma medida que mede o sucesso global do investimento.

O problema com as campanhas do Google Adwords é que normalmente as pessoas menos informadas confundem a ferramenta com o marketing, mas a verdade é que a dificuldadse não está em criar uma campanha, mas sim em geri-la de forma eficiente primeiro, e enquadra-la numa estratégia de sucesso global.

Quer isto dizer que o sucesso no “adwords” não é só conseguir mais cliques por menos dinheiro, depende também da capacidade de transformar esses cliques em vendas. O PPC Marketing deve assim ser visto como mais uma peça no mecanismo de marketing, que exige pensar no aumento das taxas de conversão depois do click. O verdadeiro ROI vem do sucesso de todo o conjunto: anuncios, páginas de aterragem, botões acção, copy, imagem, formulário, enfim... um verdadeiro processo de SMarketing.

Precisa de ajuda para avaliar a sua posição actual e desenhar uma estratégia de marketing de sucesso? Peça já uma avaliação do seu inbound marketing


cta-adwords

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.