Geração de Leads

SMarketing para Start-Ups: Como Começar um Negócio?

Esqueça as ferramentas. Não pense que o facebook, ou outra tecnologia qualquer, vai mudar o marketing e as vendas do seu negócio, start-up ou não.


marketing start upsSe tem uma ideia que quer por em prática e não sabe por onde começar, experimente simplificar e ser estratégico antes de táctico. Comece com o objectivo final - o crescimento do seu mercado!

Quer seja uma start-up, ou um negócio já existente que sente necessidade de se renovar, esta sugestão é válida para ambos os casos. 

O sec.XX deixou-nos maus vícios. O Fax veio substituir o Telex. O email veio substituir o Fax. Foi tudo substituição, as pessoas faziam o mesmo que antes mas com uma ferramenta diferente. Agora tudo mudou. O paradigma agora é mesmo outro, e ou mudamos o "chip" ou estamos completamente fora, e digo completamente porque fora vai estar sempre, tem de se conformar com isso, sob o risco de dar em louco.

Para começar esqueça as ferramentas, não pense que o facebook, ou outra tecnologia qualquer, vai mudar o seu negócio. É que nem tudo o que é novo é melhor. E temos uma tendência nos dias que correm para experimentar tudo o que há de novo, tudo o que está a aparecer, à espera que isso faça o negócio explodir.

Como Fazer Crescer o Mercado

Esta costuma ser a primeira pergunta: OK, e como posso fazer isso? Pode fazer crescer o mercado atingindo os compradores mais qualificados e construindo relações que acabarão por levar à venda.

Agora está a pensar: estamos mal...mais uma teoria, e como chego lá? Pode lá chegar compreendendo quem são essas personagens do comprador, onde estão e o que os motiva, fazendo uma análise profunda da identidade e preferências do cliente.

Depois, pela elaboração de uma estratégia de conteúdo que os vai atrair e envolver em cada uma das fases do ciclo de compra.

Depois, colocando o conteúdo nos locais onde os seus compradores têm mais probabilidade de o encontrar - em blogs e social media, que aumentam as hipóteses de ser encontrado no Google ou noutros motores de pesquisa, e recolhendo as informações de contacto em formulários que dão acesso a informação mais aprofundada, com conteúdo de alto valor como ebooks e white papers.

Depois, continuando a oferecer-lhes conteúdo valioso, sem ser demasiado vendilhão, e dando-lhes formas claras de chegar até si, caso estejam prontos para a compra. Repare que até agora nem sequer mencionei inbound marketing, nem CRM nem qualquer outro palavrão digital da moda. Estamos a falar de um processo para melhorar a divulgação e vendas online, isso é tudo.

Marketing Digital Apanha Cliente Mais Cedo

Acontece que as tácticas incluem a análise da buyer persona, Inbound Marketing, marketing de conteúdo, marketing de socia media, geração de procura, criação de leads, automação de marketing, CRM e alinhamento entre vendas e marketing. Mas acredite, você só vai querer falar sobre tudo isso quando se voltar para a execução e os recursos. Para já, vai querer apanhar o cliente mais cedo no processo de compra, e fazer dele um defensor da sua marca.

Um bom ponto de partida para começar a perceber todo o envolvimento, e desenhar interna e mentalmente um cenário estratégico SMarketing, é o desenho ou redesenho do website.

Se tem dúvidas quanto ao que o SMarketing pode fazer por si, peça já uma avaliação do seu negócio.

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.