Estratégias de Comercialização

7 Pontos Para Saber se Está Preparado Para um Projecto SMarketing

Olhe para o SMarketing como uma estratégia de negócios, onde vai querer ir buscar os seus potenciais clientes mais cedo, percebe-los e interagir.


Olhe para o SMarketing como uma estratégia de negócios, onde vai querer ir buscar os seus potenciais clientes mais cedo, percebe-los e interagir com eles pelo canal, hora e conteúdo certos, dar abertura a novos diálogos, enfim, uma entrada na economia da atenção.

São aplicações de Inbound Marketing, Social CRM, Social Sales, Social Support aplicadas nas áreas de marketing, vendas, serviço e suporte a clientes, gestão de comunidades, interacção para o desenvolvimento de novos produtos ou serviços, pesquisas de mercado, lançamentos, promoções, gestão da marca, entre muitas outras.

esta preparado para o smarketing

 

As novas formas de gerar valor para os envolvidos são a comunicação, a interacção, a colaboração, a confiança e o envolvimento desde muito cedo. O ciclo de compra cresceu, e o de venda? acha que diminuiu? 

Se decidiu que quer lá estar, em todo o ciclo de compra, tem de responder a uma simples pergunta. Para ajudar a responder, veja a "checklist" de 7 pontos que é bom que perceba antes de iniciar um projecto de SMarketing na sua empresa.

Está realmente preparado para um projecto de SMarketing?

1 - Vai dar mais trabalho do que pensa.

SMarketing, Social CRM, Social Sales, entre outros nomes que lhe queira chamar, ainda é tudo muito novo. Além disso não se pode esquecer que a mudança tem aqui um papel importante. Os modelos ainda estão em construção e as regras do jogo são reinventadas todos os dias. Os benchmarks existentes dão informação demasiado estratégica, ou táctica, ou funcional e normalmente só contribuem para o adensar da dúvida, pois na sua realidade não há como poder estudar e analisar o que vai funcionar e o que pode ser um tiro no pé.

2 - Precisa de investir em tecnologia.

Sem tecnologia, a sua estratégia pura e simplesmente não vai funcionar. E a tecnologia aqui inclui desde ferramentas para trabalhar keywords, blogs, redes sociais, landing pages, formulários, email marketing, sistema de CRM, ferramentas analíticas e de gestão entre muitas outras. Cada caso é um caso e, infelizmente ou não, não existe uma ferramenta completa que responda a todas as necessidades do seu negócio, portanto a integração é um ponto incontornável. E quase sempre, difícil. A decisão sobre a infraestrutura de suporte a tudo isto é a primeira decisão estratégica.

3 - Obrigatório formar equipa interna.

Reserve parte do seu orçamento para formar o pessoal das áreas de marketing, TI, e atendimento a clientes. E lembre-se que, como este mercado está a evoluir com uma velocidade tremenda, estes investimentos serão recorrentes ao longo da vida do negócio.

4 - A equipa interna não vai chegar. Admitir pessoal ou subcontratar?

Que seja do meu conhecimento, não existe nenhum prestador de serviços que toque todos estes instrumentos tácticos. Existem agências ou consultoras com especialização numa área ou outra, e será necessário designar uma pessoa, um grupo ou uma empresa externa para gerir todas as frentes e parceiros envolvidos.

5 - Aplique metodologia de trabalho de apoio as actividades.

Sem isto, a sua equipa, as áreas internas e os seus parceiros não terão noção clara do que é esperado deles. E mais: lembre-se que será preciso direccionar, permanentemente, o caminho a seguir em caso de dúvidas ou obstáculos que possam surgir.

6 - Implementação ou revisão de processos.

Se já tem implementados processos de marketing e vendas, mais ou menos tradicionais, agora tem de ir buscar os clientes mais cedo, e por mais canais. Os processos tem de ser revistos para abranger um novo conjuntos de actividades. Se não tem esses processos, vai ter de desenhar como tudo isso vai funcionar, com detalhes dos serviços, as responsabilidades das equipas envolvidas e um mapa complemento de responsabilidades, que tenha como base uma metodologia de trabalho. Não se esqueça ainda que, conforme o tempo vai passando e o conhecimento interno aumentando, esses processos tem de ser actualizados.

7 - Os prazos que planeou são curtos.

Nos tempos que correm, o tempo é um activo precioso. Quer dizer que, se acha que subcontratando tudo, você e a sua equipa não precisam de gastar tempo, está a passar a mensagem errada. O início irá consumir muito mais tempo do que previu inicialmente. Com o aumento da aprendizagem, a quantidade de tempo tende a diminuir nas actividades operacionais, e a aumentar com as novas necessidades estratégicas.

 

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