Estratégias de Comercialização

Social Sales: Como Vender no Mar das Redes Sociais

Vendas tem tudo a ver com pesca. Porquê mandar a rede borda fora se está num mar de águas vazias? Social Sales, Social CRM, vender com Redes Sociais.


As vendas têm tudo a ver com pesca. Porquê mandar a rede borda fora se está num mar de águas vazias? É uma verdade bem actual e universal a velha frase "You should fish where the fish are". Peça para pôr o dedo no ar, a quem não tem qualquer tipo de influência de uma rede social. Pois!

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E agora? os seus clientes e prospects usam redes sociais? Os seus colaboradores usam redes sociais? Os influenciadores, os prescritores usam redes sociais? e veja bem, estão todos eles a falar. Hoje tudo gira à volta da Informação. Informação essa, que vai ser usada pelos melhores profissionais de vendas e marketing. Não o estão já a fazer?  

[Video] 10 Formas de Usar Social Selling (49:00)

Se quer colocar no seu negócio um sistema de vendas minimamente sofisticado, vai ter de usar as redes sociais para encontrar leads qualificados, aumentar as vendas, e fazer clientes defensores do seu sucesso. Clientes que tem de se preocupar mais em ouvir, do que em falar. 

Deixo aqui um vídeo que aconselho vivamente para quem quer perceber os caminhos que estão à sua frente.

 [Webinar] 10 Ways to Utilize Social Selling in 2013  from LinkedIn Sales Solutions

Porquê a Venda Social.

Porque tradicionalmente grande parte da responsabilidade de prospeção está nas vendas, uma vez que o marketing contribui em média com 30% das Leads para o negócio. Ainda há muita inovação por fazer quando falamos de Inbound Marketing, Marketing Automation, Content Marketing, Social Marketing, Social CRM, etc. muita coisa está a mudar. No meio das poucas certezas, está o facto de precisarmos de acrescentar as redes sociais ao processo de venda

Se quer vender, o melhor é estar onde estão os seus clientes. Cabe-lhe a si decidir se quer mesmo usar social sales.

O Mundo dos Compradores Mudou

Já sabemos que a venda social está instalada no mercado B2C. A questão é se vale a pena no mundo B2B. Vejamos, não nos podemos esquecer que grande parte do tradicional networking feito cara-a-cara em eventos como feiras, visitas, etc. está agora a acontecer on-line. 

Os apertos de mãos, as trocas de cartões, as apresentações, já estão a ser feitos através de ligações sociais. Afinal as empresas são pessoas. E a cultura social das pessoas, evolui muito mais rapidamente que a das empresas. 

Acho particularmente interessante do webinar as estatísticas:

  • 75% do compradores B2B são influenciados pelas redes sociais
  • 57% das decisões de compra são tomadas antes do envolvimento das vendas
  • 97% das cold calls não tem sucesso (desde 2010 piora 7% ao ano

O mais certo é que diga que não tem tempo para isso. Bom. Se não fizer mais nada, sugiro que comece a ouvir, continue a ouvir, e aumente a capacidade de ouvir. Ouça clientes, parceiros, colaboradores, concorrentes, etc. O pior que pode acontecer, é ter algumas ideias sobre aquilo de que se anda a falar.

Demonstração crm salesforce.com pme e micro-empresas

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