Exportação e Internacionalização

PME Usam Tecnologia Para Serem Mais Globais - com SMarketing

Estudo revela que o número de PMEs com negócios em seis ou mais países vai duplicar nos próximos três anos. O SMarketing vai ter um papel fundamental.


SMarketing? Se o Gartner Group afirma que "em 2017, o budget de IT será maior para a direcção de Marketing, que para a direcção de IT", o que significas isso? O marketing vai ser o motor das vendas? E as PME podem-se dar ao luxo de continuar o fazer feiras e publicidade?estrategia pme marketing

Presença das PME no Exterior Mais que Duplica

Um estudo realizado a nível mundial pela SAP AG e a Oxford Economics revela que o número de pequenas e médias empresas (PME) com negócios em seis ou mais países vai duplicar nos próximos três anos.

As PME, a nível mundial, estão a fazer mudanças nos modelos de negócio e nas estratégias de produto e de abordagem ao mercado, sendo a tecnologia um importante aliado nesta estratégia.

O estudo mostra que, em vez de investir em tecnologia para melhorar as suas operações, as PME estão a competir com as grandes empresas, e ganham vantagens competitivas relativamente a estas.

As PME esperam crescer fora dos mercados domésticos, ao mesmo tempo que enfrentam o crescimento da concorrência global “em casa”

Realizado num universo de 2.100 executivos de PME em 21 países, o estudo mostra que o número de empresas que espera gerar cerca de 40% das suas receitas internacionalmente irá aumentar em 36% nos próximos três anos.

15% dos inquiridos tem actualmente negócios em seis ou mais países, um número que se espera que venha a subir para os 35% em três anos.

Mais de um quarto dos inquiridos refere a crescente concorrência global como uma das três principais tendências que afectam os seus negócios actualmente. Quase 60% afirma que a concorrência de empresas estrangeiras aumentou substancialmente nos últimos dois anos. E 59% diz que estão presentemente a competir mais com grandes empresas que no passado.

Parcerias das PME Espalham-se Pelo Mundo

Mais de metade dos inquiridos diz que está a estabelecer, cada vez mais, parcerias com fornecedores e outros vendedores localizados fora dos seus mercados nacionais.

Um número semelhante está a colaborar cada vez mais com outras empresas através de plataformas e redes de negócios online para ajudar a impulsionar a inovação e o crescimento.

Quase 40% das PME refere a formação de alianças e parcerias estratégicas como um desafio essencial, à medida que transformam as suas empresas para o mercado global. A cloud e as redes sociais são consideradas como importantes facilitadores destas estratégias.

O investimento em novas tecnologias aparece como a principal prioridade estratégica para as PME que estão a transformar os seus negócios para o mercado global, incluindo o investimento em software de gestão empresarial, analíse de dados, mobile, redes sociais e cloud computing.

As PME reconhecem que devem abraçar a transformação do negócio para competirem

Quase dois terços das empresas acredita fortemente que a tecnologia as pode ajudar a alcançar uma longevidade e crescimento sustentável. No geral, 35% dos inquiridos identificam-se como early adopters, um número que sobe para 42% no sector da produção discreta e para 47% nas empresas da América do Norte.

Além disso, menos de um terço dos inquiridos afirma que a sua empresa não possui as capacidades tecnológicas dos maiores concorrentes e apenas pouco mais de um quarto afirma estar a fazer um esforço para compreender como a tecnologia pode criar benefícios mensuráveis para o seu negócio.

Mais de um terço dos inquiridos refere a criação de uma cultura de inovação como uma prioridade principal nos seus esforços de transformação. Regionalmente, os mercados emergentes (55%) e as empresas latino-americanas (58%) colocam um ênfase especial na inovação.

As empresas dos mercados emergentes mostram também uma maior propensão (54%) para esperarem que o crescimento seja impulsionado por novas ofertas de produtos e serviços, que as empresas dos mercados desenvolvidos (43%).

O mobile é, para as PME, o maior facilitador tecnológico para ganhar vantagem competitiva, bem como um importante motor de inovação. Os inquiridos citam a inovação como o maior benefício resultante da adopção do mobile, mais do que qualquer outra tecnologia.

As PME enfrentam obstáculos culturais à adopção da tecnologia

As PME, apesar de serem motores de emprego, enfrentam obstáculos culturais à adopção da tecnologia. Quase metade (46%) dos inquiridos, está a contratar colaboradores para apoiar as actividades de crescimento.

As PME enfrentam os mesmos problemas que os seus maiores concorrentes, 39% encontram cada vez mais dificuldades em recrutar pessoas com as competências adequadas. De acordo com 31% das respostas, incentivar os colaboradores a usar tecnologia móvel é um obstáculo, enquanto 35% dizem que a falta de compreensão dos benefícios do cloud computing é um problema. Por sua vez, 43% das PME indica que tem dificuldade para incentivar os colaboradores a adoptarem as redes sociais.

Conclusão

A verdade parece ser que se o seu negócio não abraçar o mundo, o mundo vai trucidar o seu negócio. Na Nível Horizontal, acreditamos que em Portugal há bons produtos, bons serviços, bons profissionais...o problema, é que não há muita gente a saber disso.

Coloque o seu negócio no caminho do futuro com SMarketing. Para isso, colocamos a tecnologia HubSpot e Salesforce.com como pilares do crescimento. Por cima desses pilares, vai precisar de construir o futuro. Todos os dias, um passo de cada vez. Peça ajuda Já!! Nós podemos ajudar.  

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