Exportação e Internacionalização

Transforme a Feira num Verdadeiro Sucesso com Inbound Marketing

Exportar com feiras como eventos inbound é o futuro. Uma campanha construída à volta da própria feira, com algo novo, fresco e excitante


Se há algo que tenho aprendido nestes últimos anos é que, as PME, na sua sede internacionalização e de entrar em mercados externos, têm uma visão de marketing muito focada no tradicional.Destacar Richard Branson resized 600

Sir Richard Branson é um mestre na arte de diferenciar os eventos

Tenho-me deparado com vários casos em que são aplicados nos planos de internacionalização, quer os projectos de incentivos QREN, quer os fundos próprios (e pasme-se: financiamentos para feiras).

Adivinhe onde a maioria dos fundos de marketing são aplicados? Feiras e mais feiras, e claro tudo o que está à volta. Dão a volta ao mundo a mostrar o seu produto a um público completamente desconhecido, e apostam claramente numa coisa... serem mais um!

Como Desenhar a Feira Inbound

Normalmente as empresas olham para a feira ou evento numa perspectiva outbound. A ideia base é apontar às audiências de massas, na esperança de encontrar uns quantos potenciais clientes lá no meio. Aquele discurso do - vamos lá estar porque toda a gente importante lá vai - já não chega. Ou porque eles já não compram da mesma forma, ou porque, no meio de tantos nunca mais se vão lembrar de si.

Se quer transformar as feiras num evento inbound, terá de criar uma única campanha construída à volta da própria feira. Lembre-se que o seu objectivo é aparecer com algo novo, fresco e excitante. O seu principal objectivo na feira deve ser destacar-se dos outros negócios, sejam eles concorrência ou não. Você quer que toda a gente fale do seu stand, da sua marca, dos seus produtos e da sua empresa.

Se se quer destacar, é importante que não fique pelos caminhos tradicionais. Não fosse praticamente toda a gente distribuir o tradicional material de marketing como panfletos, brochuras, cartões, etc. Acredite ou não, os mais atentos vão achar isso bem antiquado.

Destaque-se do Rebanho. 
É preciso liderança para ser Diferente!

Temos na nossa sabedoria empírica, que toda a gente deve vestir fatos, gravatas e calçar sapatos. Pois, se se vestir como mandam as boas regras, não espere ser encontrado no mar de outros vendedores. Para quem anda às voltas pelo local, quer que seja fácil aos visitantes encontra-lo. Preparar um guarda roupa para a campanha na feira pode ser algo a considerar.

A Feira Inbound Começa Um Ano Antes

Uma feira ou evento não é algo que deva começar a planear um mês antes do evento. Na situação ideal, deve começar algo por volta de um ano a seis meses antes do dia do evento. Precisa de definir objectivos. Não pode simplesmente ir para a feira e esperar a ver o que acontece. Como é que vai seguir e medir o seu sucesso?

Que tipos de objectivos pode perseguir:

  • Gerar X número de leads qualificadas para serem contactadas pelas vendas
  • Usar o material de marketing para levar X pessoas de volta ao seu website
  • Agendar X reuniões com leads qualificadas de vendas
  • Gerar buzz ao longo do evento
  • Recolher X contactos de email para alimentação futura das leads

Da mesma forma que a feira inbound começa muitos meses antes, também vai acabar umas semanas ou meses depois. Falaremos sobre isso num post posterior. Se quer ficar sintonizado, subscreva o blog

Escolha o Caminho do Inbound Marketing

O Inbound marketing deixa que os prospects e leads encontrem o seu negócio. Quer isto dizer que, já não precisa de os atormentar a martelar a sua mensagem de marketing aos ouvidos deles, ou a esfregá-la na cara.

Tarefas para desenvolver a aproximação de inbound marketing durante a feira ou evento:

  • Faça "barulho" à volta da sua empresa
  • Destaque-se dos outros stands
  • Chame a atenção dos participantes
  • Apele à sua audiência alvo
  • Seja amigo deles da web

Você vai muito provavelmente descobrir que quanto mais pessoas e prospects vierem ao seu stand, mais serão qualificados e de facto interessados em saber mais sobre a sua empresa.

Quando estas pessoas interessadas e qualificadas começarem a aparecer no stand, não seja intrusivo. O principal motivo para eles apareceram no seu stand, é porque você não seguiu o caminho tradicional e se destacou da multidão, e provavelmente começou uns meses antes.

No processo de envolvimento com esses indivíduos que param no seu stand, você quer desenvolver uma conversação com sentido. Para ter conversações com sentido e fazer ligações com valor, você precisa de introduzir um pequeno contexto na experiência.

Não use o evento só para interagir com os visitantes, use esta oportunidade para envolver e interagir com os outros negócios e stands.

Para todos os cépticos que por ai há, isto pode ser feito. Uma vez que todos atiram os catálogos que lhes foram entregues, para o cesto do lixo mais próximo eles vão manter os items principais e lembrar-se da grande experiência que o stand da sua empresa lhes proporcionou.

Quer saber como levar os seu eventos para outro campeonato? peça uma consultoria Inbound Marketing grátis. 

 

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