Website e WebDesign

Como Definir Objectivos de Marketing Para um Website que Venda

Para definir objectivos de marketing e investir no redesenho de um website que venda, deve estar certo que ele vai ajudar a fomentar vendas e a marca


SMARTSe está a pensar gastar uns milhares de euros no redesenho ou criação de um website fantástico, é claro que já sabe o que quer que esse investimento lhe dê de volta. Certo?

Por incrível que pareça...Errado!! 

Se sabe, você é claramente a excepção que confirma a regra.

Vou contar uma história veridica para enquadrar o que quero dizer.

Recentemente numa sessão de coaching numa empresa familiar (pai e filha) que vende essencialmente para exportação, num ambiente de grande motivação para chegar a mais mercados, a empresária avança:

"isto do marketing digital vem mesmo a calhar pois estamos a fazer um novo website"..."Já adjudicamos o redesenho à nossa agência (aquela que lhes faz as brochuras), vamos ter fotografias de uma fotógrafa profissional XPTO, custa uns largos milhares de Euros, mas a fotógrafa é mesmo boa".

Eu respondi: "excelente, pareceu-me estarem na fase do website institucional, mas por esse valor vejo que vai ter loja online, blog, etc. qual o objectivo do website?". Silêncio...olhares cruzados... "Objectivo é ter um website MEEEESMO bonito" responderam. 

Este é um erro monumental que vejo muito mais frequentemente do que acharia imaginável.

Escrevo estas linhas para todos os que querem um website que ajude a fomentar as vendas e a marca. Se não é o seu caso este artigo não é para si.

Para ajudar nesse plano do marketing digital e de um website que venda, vou deixar aqui umas dicas para a definição de objectivos SMART que são iniciais de:    

  • Specific      
  • Measurable    
  • Attainable    
  • Realistic    
  • Timebound    

Se quer um website meramente institucional, aceite um conselho de amigo. Deixe-se ficar pelas redes sociais. É mais barato, e diz o mesmo provavelmente a mais pessoas.

A avançar, há umas quantas perguntas sobre as quais deve refletir antecipadamente.

6 Perguntas Para Definir Objectivos de Marketing

Veja estas perguntas como uma ajuda para descrever claramente os seus objectivos, definir um prazo de atingimento e conclusão, e perceber os desejados resultados finais.

       
  1. Qual o objectivo geral de marketing do seu negócio?       
  2. Que situação descreve melhor as suas necessidades de marketing?        
    ex: Preciso de mais visitantes no website, Preciso de mais visitantes para converter em leads, Preciso de mais leads para converter em clientes.    
  3. Com base nas respostas acima, defina um número específico para o próximo objectivo.       
  4. Quando é que gostaria de atingir este objectivo?        
    ex: Dentro de 6,12, 24 meses.      
  5. Quantas horas por semana pode dedicar à criação de conteúdo?        
    ex: 3 - 5, 5-10 horas por semana.    
  6. Qual o maior desafio no marketing que o(a) impede de atingir este objectivo?            

Leve o tempo que for necessário. É mesmo importante que tenha claros os objectivos antes de iniciar os preparativos para a viagem.

Como Definir Objectivos SMART

Vejamos detalhadamente o que está por trás de cada uma das letras do SMART, que tomei a liberdade de traduzir...curiosamente dá "quase" no mesmo.

eSpecífico

Ao criar um objectivo, queremos que ele seja o mais curto, limpo, e específico possível. A empresa não está interessada em ter "um bom ano de marketing" como reflexo do objectivo. Imagine que o seu sócio investidor está de saída para férias e tem menos de 90 segundos de elevador até que ele desapareça pela porta fora.

Tudo o que ele quer, é perceber rapidamente onde está a meta para o próximo ano - o que é que lhe vai dizer de forma rápida, precisa e concisa, para explicar o objectivo de marketing?

Mensurável

Ouço muitas vezes os empresários dizerem que querem "aumentar o número de seguidores nas redes sociais". Embora seja um objectivo, não é uma meta rastreável. Se começar o novo ano com 10 seguidores, e terminar com 11, tecnicamente sabe qual o seu objectivo definido. Mas se trocar esse objectivo por, "queremos aumentar os seguidores nas redes sociais em 25%", de repente já pode medir o progresso todos os meses, para ver se está no caminho certo para no final saltar dos 10 para os 12,5 seguidores. Assim sabe que realmente teve sucesso no atingimento do seu objectivo - espero que seja mais ambicioso(a) que o exemplo!

Atingível

É claro que é muito bom ser campeão, ter uma história de quebrar objectivos é importante manter essas metas realistas - no SMarketing gosto particularmente de quebrar recordes. Se no histórico da empresa temos uma média de geração de 10 leads mês, saltar para as 200 leads / mês pode ser uma mudança drástica. Muitas empresas fazem isso para incentivar os colaboradores a "ir o mais longe possível". Mas na realidade, é bem provável que isso vá quebrar o estímulo do colaborador que vê que nunca pode realmente ser bem-sucedido. Acaba por diminuir o vigor e perseverança do colaborador.

Relevante

Porquê ter um objectivo se esse objectivo não interessa? Digamos que vendemos sapatos, e temos como clientes 100 lojas que só aceitam 10 pares de sapatos na loja por mês. Neste caso, o seu objectivo não deve ser "melhorar a produção de sapatos de 1.000 para 5.000 pares por mês". Claro que é bom ter mais     produto, mas se ninguém o vai colocar à venda, porquê a preocupação? O objectivo deve ser algo como, "melhorar os canais de distribuição em X%."

Limitado no Tempo

Sendo que tudo o mencionado anteriormente ajuda a desenvolver um objectivo sólido, precisamos de assegurar que temos um limite no tempo para atingir esse objectivo. Indo ao exemplo anterior dos sapatos, se decidir que o seu objectivo é melhorar o canal de distribuição, precisa de saber quando ele está completado, para saber quando começar a trabalhar no objectivo secundário de aumentar a produção de sapatos. Não quer uma situação onde vai acabar com mais sapatarias a aceitar os seus sapatos, mas sem sapatos para entregar.

Agora, MÃOS À OBRA!

No final vai ficar com algo tipo:

  • Melhorar tráfego de pesquisa orgânica em 15% por trimestre nos próximos 18 meses
  • Aumentar as leads online 20% até 31 de Dezembro do presente ano
  • Chegar aos 5,000 seguidores no LinkedIn até Setembro do próximo ano

Nos tempos que correm, estamos constantemente a planear o marketing para o futuro. Espero que este modelo de planeamento ajude a gerir este processo. Se precisar de ajuda a perceber tudo isto receba actualizações do blog no email, ou se já está num estado mais avançado, descarregue a lista de verificação a seguir.

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