Estratégias de Comercialização

Como Funciona o Inbound Marketing nas Empresas de Distribuição?

Saiba como funciona o Inbound Marketing nas empresas de distribuição, que princípios, que ferramentas e que metodologias deve seguir para vender...


No cenário do marketing actual, quando alguém está à procura do produto que você distribui, esse alguém faz o que você fez - procura no Google ou noutro qualquer mecanismo de pesquisa online.

Funil_de_Marketing_Cartoon.jpg

Esse é o inicio de um processo que pode ir dar em compra ou não, que qualquer empresa de distribuição deve perceber, controlar, e que é válido para negócios B2B ou B2C. Vamos ver como controlar este processo na sua totalidade. 

Primeiro, Ponha os Potenciais Clientes à Sua "Porta"

Mesmo que a sua empresa de distribuição seja a melhor possivel para quem procura, tenha exclusividade, etc, se você não está no ranking dos motores de pesquisa quando eles procuram, o seu potencial cliente não o vai encontrar. Em vez disso, eles vão encontrar outras empresas que estão a investir tempo e energia em práticas de marketing inbound e estão a ficar com uma melhor exposição online.

Na sua essência, o marketing inbound funciona através de conteúdo cuidadosamente elaborado e informativo que é enviado para o exterior ou publicado no seu site e no blog, e depois promovido através de canais como o email e social media.

Com esse conteúdo de qualidade a aproveitar as keywords que respondem às necessidades dos seus clientes, esse conteúdo torna-se visível para os seus clientes-alvo, e assim vai atrai-los para que seja você o distribuidor a quem eles decidem comprar. A forma de funcionamento é atrair os visitantes, converte-los em leads, converte-los em oportunidades, fechar negócios e antecipar as necessidades deles para continuarem a fazer negócios consigo.

Vai Precisar de Quê?

De facto o marketing inbound é uma abordagem de marketing e vendas abrangente, pelo que se alguém lhe disser que pode simplesmente pôr a equipa de vendas a pensar numa lista de keywords, e a seguir espalha-las por todo o site e esperar que as leads comecem a entrar, saiba que essa pessoa não faz a mínima ideia do que está a dizer.

Tanto o Google como outros motores de pesquisa têm algoritmos cada vez mais complexos, cujo objectivo é garantir que os resultados entregues são os que o pesquisador quer, e não apenas um texto com um conjunto de palavras sem sentido. É por isso, que vai precisar de implementar uma estratégia de marketing inbound coesa e específica para a distribuição, que utiliza como principais ferramentas:

1. Software HubSpot

Esta é a ferramenta que com um único login, lhe permite perceber e trabalhar todo o processo de marketing e vendas inbound. Desde o design e alojamento do seu website, perceber os termos de pesquisa mais relevantes, à gestão de todo o conteúdo, os emails, o CRM e controlar os resultados, entre outras coisas. É de facto o motor que mantém em movimento o marketing e vendas inbound.

2. Design do Website

O seu website não se deve limitar a fornecer informações aos clientes (o website pdf), deve servir como o hub central para gerar leads para o seu negócio. Deve representar a sua empresa, ser fácil de usar e ser visualmente agradável. Se o website está em segundo plano no seu negócio, um redesign do website que inclua chamadas-à-acção, um blog empresarial empresarial e páginas de aterragem pode ser um excelente ponto de partida.

3. Search Engine Optimization (SEO)

Como temos vindo a discutir, SEO e keywords e keywords são um elemento importante nas novas iniciativas de marketing, mas elas não são o único componente. O HubSpot vai ajudar a identificar as palavras correctas que podem ser usadas ​​como blocos na construção do conteúdo.

4. Ofertas, CTA e Paginas de Aterragem

Estes serão os elementos que mantém os potenciais clientes envolvidos com o seu website. Os convites-a-acção vão incentiva-los a fazer alguma coisa, o que os leva para uma página de destino, onde eles lhe vão dar as informações de contacto (tornando-se um lead para a sua equipa de vendas!), em troca de uma oferta - o que pode ser algo como um guia de compra de produtos, um infográfico ou um estudo de mercado.

5. Workflows de E-mail para Alimentação de Leads

Está a ver aqueles e-mails que recebe de empresas que gosta e que parecem falar mesmo para si? Bem, isso é o que os seus clientes querem ver, também. Esses workflows ou marketing automation levam o visitante por uma série de e-mails que falam para eles com base na sua actividade e, finalmente, leva-os à comprar...a si em vez de um concorrente seu.

6. Marketing de Conteúdo

Estas são as ofertas que você tem para os seus clientes que lhes vão proporcionar a informação que estão a procurar. Exemplos básicos de conteúdo comum incluem guias informativos, vídeos, livros, infográficos, mensagens de blog.

Para empresas de distribuição ou produção, essa ideia pode ser fazer o potencial cliente avançar mais um pouco e satisfazer melhor as suas necessidades. Aqui estão alguns exemplos de opções de conteúdo com foco na indústria:

  • Ferramentas de Configuração de produto
  • Apps para Pesquisar por Part Number
  • Programas de dimensionamento
  • Gestão de dados para rastrear peças e inventários
  • Desenhos CAD 2D
  • Modelos CAD 3D
  • Ferramentas de design interativo
  • Kits de engenharia

7. Social Media

A presença nas redes sociais é um componente-chave do marketing inbound. Embora muitos distribuidores possam argumentar que "os compradores não estão nas redes sociais," isso pura e simplesmente não pode ser verdade. Com mais de 1 bilião de pessoas no Facebook e 100 milhões só no Instagram, os distribuidores estão lá, e o seu negócio deve estar também.

8. Personagem do Comprador

Estes são os personagens que deve desenvolver para construir a direcção do seu conteúdo. Eles são a representação ficcional do seu cliente - a partir dos seus hábitos, equilíbrio no trabalho / vida e a base que precisa para criar uma história e a imagem de quem é o seu cliente. É assim que você sabe em que direcção se deve tentar introduzir no mercado.

9. Relatórios de Análise

Se está a investir todo esse tempo, energia e dinheiro num novo processo de marketing, você quer saber como ele está a trabalhar, certo? É claro. Felizmente o HubSpot também ajuda com isso fornecendo relatórios detalhados e informações para ajudar a decidir o que está a funcionar - e o que não está.

O que preciso de fazer para começar?

Você tem algumas opções: pode delegar ou contratar uma equipa interna para gerir o processo inbound, ou pode trabalhar com uma agência de marketing inbound como nós para o orientar através do processo de implementação e gestão.

A maioria das empresas de distribuição, simplesmente não têm os recursos adicionais necessários para a implementação de um novo processo de marketing, portanto, usar uma agência de marketing inbound torna as coisas muito mais fáceis e eficazes.

Finalmente, garanta que o marketing de conteúdo não tem por objectivo substituir a sua equipa de vendas, o marketing inbound contribui mais para as vendas das empresas de distribuição quando usam uma abordagem híbrida, de métodos novos com alguns métodos tradicionais.

Desta forma, está realmente a satisfazer cada um dos seus potenciais clientes num ponto específico do seu ciclo de vendas.

 Quer saber mais sobre como funciona o inbound marketing nas empresas de distribuição? Fale com um especialista ou descarregue e ebook a seguir. 

ABC do Marketing Digital para PME

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.