Exportação e Internacionalização

2 Dicas Para Planear e Definir Objectivos de Internacionalização

Conheça 2 cuidados a ter em conta ao planear e definir objectivos de internacionalização para qualquer PME, com marketing digital internacional


Cada empresa tem a sua visão e missão, bem como um conjunto de objectivos. Eles podem estar mais alinhados com tendências futuras ou com a tradição, mas num contexto de internacionalização têm obrigatoriamente de ser transferidos para uma realidade digital - e isso é na maioria das vezes um desafio para as equipas de gestão presas aos métodos clássicos.

via GIPHY

Se está a ler este texto, isso provavelmente significa que está interessado em ir para o mercado internacional e está a procurar novas formas de marketing que possam ajudar nessa fase, como o marketing digital e o marketing inbound internacional.

O estabelecimento de objectivos e o planeamento são os primeiros passos a tomar na fase de internacionalização. É aí que desde logo se depara com alguns objectivos e métricas completamente novos, que precisam de ser tidas em consideração.

Vejamos 2 cuidados que deve ter ao planear e definir objectivos para a internacionalização do seu negócio:

1. Defina objectivos de marketing inbound internacional

Alinhar os seus actuais objectivos de marketing com os novos objectivos baseados no marketing inbound pode revelar-se uma tarefa difícil. No entanto, essa é uma tarefa que tem de ser cumprida e provavelmente quer dizer também, que os velhos princípios estratégicos tem de ser um pouco transformados.

Faça com que todos os seus objectivos de negócio, de marketing digital e de inbound marketing estejam alinhados e se complementem. Além disso, antes de começar a definir os objectivos internacionais de marketing inbound, imagine como será o sucesso para si.

Quais os objectivos finais que o iriam deixar satisfeito? Por exemplo, pode saber que quer mais visitantes internacionais no seu site, visitantes que possam gerar leads nos mercados que definiu como mercados alvo.

O próximo passo - muitas vezes esquecido - é avaliar o estado actual do seu negócio com base em dados já disponíveis, como quem são os seus visitantes, quantos se convertem em leads registadas, e que percentagem de leads se convertem em clientes? Depois de cumprida esta tarefa, defina os seus objectivos SMART (Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Realistas e num Tempo).

Documente os objectivos SMART  durante todo o curso dos seus esforços de marketing internacional para referência futura. Finalmente, lembre-se sempre de atribuir as pessoas e equipas certas a objectivos específicos a cumprir dentro de determinado prazo.

DICA - Não pense que documentar significa necessariamente escrever tudo. Pode também fazer uma colagem de fotos ou um vídeo e deixar a sua equipa ser criativa. Desta forma, os objectivos que definir não serão facilmente esquecidos num documento do Word.

2. Tenha em conta factores comerciais e orçamentais

Você já sabe que a internacionalização não existe sem a componente digital, e o redesenho do website é obrigatório. Antes de se atirar de cabeça para um projecto de tradução do seu website nas várias línguas para onde quer exportar, é importante considerar alguns factores-chave de negócios, para ter a certeza que toma a decisão certa para o seu negócio e os seus clientes.

Factores de Negócio

  • A maior fatia do seu negócio vem do estrangeiro?
  • Os seus clientes esperam que fale com eles na língua local ou o Inglês está instalado?
  • Os prospects sentem-se perdidos se a informação não for traduzida?
  • Opera a partir de um país com duas ou mais línguas principais?
  • Que línguas falam as suas equipas de gestão, de marketing e do website?

Factores Orçamentais

Alinhe os factores de negócios com as suas considerações orçamentais:

  • Tem os recursos para desenvolver e manter o conteúdo traduzido?
  • Tem os recursos para desenvolver e manter a comunicação nas línguas estrangeiras?
  • Pretende traduzir o conteúdo internamente ou contratar uma empresa de tradução?
  • Quantas línguas ou territórios se pode dar ao luxo de fornecer, alimentar e manter?

Em suma, se quer planear e definir objectivos de internacionalização com um olho no futuro, tem de interiorizar a cultura de marketing e vendas inbound e desenvolver os seus objectivos com o ROI e a criação de valor em vista.

Mais algum factor que considere relevante? Deixe o seu comentário abaixo.

New Call-to-action

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.