Exportação e Internacionalização

Ficar no Mercado Interno ou Entrar em Mercados Externos?

Saiba se deve entrar em mercados externos ou deixar-se ficar pelo seu quintal. Internacionalizar um negócio deve começar por um exercicio racional e ponderado


Falamos para empresas e empresários Portugueses, principalmente PME. Já pensou quanto vale o seu mercado no mundo actual, este globalizado pelo digital?Internacionalizar_mercado_mundial.png

Todos sabemos que o nosso mercado doméstico não é grande, é bem pequeno, representa apenas 0,4% da economia global! Há naturalmente outros que o são, à nossa dimensão são gigantescos, com dimensão continental como os EUA ou mesmo o Brasil. Para os empresários portugueses, olhar apenas para o mercado doméstico é limitador pela sua saturação e dimensão

Internacionalizar já foi uma opção

Conhecemos mesmo casos em que o "sair de portas" para entrar em mercados externos foi uma obrigatoriedade: basicamente "players" que com a internacionalização obtiveram o sucesso de crescimento desejado fora, as receitas geradas no destino permitiu-lhes libertar meios para amplificar o seu investimento no doméstico…concorrendo hoje com mais recursos que os seus normais competidores de ontem (a expansão permitiu ganhar quota de mercado doméstico para além da internacional).

Outra razão, especialmente em mercados maduros como o nosso, é o facto de com uma expansão poder atrair relações e investidores estrangeiros. Por vezes é difícil encontrar parceiros que nos acompanhem nessa "aventura", e com uma abordagem a novos mercados a nossa rede de parceiros ou futuros sócios também aumenta naturalmente.

Globalização não é Simétrica

Salienta-se não esquecer que os países e as várias regiões do globo não se desenvolvem e crescem ao mesmo ritmo. Estando presente em vários mercados externos o risco do negócio baixa.

É melhor estar presente, ao mesmo tempo, em mercados que estão a crescer e em mercados que estão estagnados pois o nosso desempenho global não será afectado por tendências dos mercados.

É também importante lembrar que a linha que separa um mercado doméstico de um mercado internacional não está muito bem definida hoje em dia. O facto é que só as empresas que são competitivas a uma dimensão global podem proteger a sua posição no seu mercado de origem.

O facto é que só as empresas que são competitivas a uma dimensão global podem proteger a sua posição no seu mercado de origem.

O conhecimento de mercados externos é importante para a sobrevivência de muitas industrias, bem como manter o crescimento das exportações. De que está à espera para explorar novos mercados?

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