Inbound Marketing

Porque Não Fazer Cold Call, Se Quer Melhorar as Vendas?

Saiba porque é que uma Cold Call já não vende como antes. Farto que fazer chamadas e ser mal tratado? Tem de as ajustar aos tempos 2.0 e ao Inbound Marketing


Fazer_ou_Não_Cold_CallA Cold Call é vista cada vez mais como um instrumento de alto custo e baixos resultados. Porquê?

Bom, primeiro porque quando a crise e as dificuldades apertam, temos dois tipos de caminhos a tomar. Ou o da força bruta, ou usando a inteligência.

Uma das técnicas mais usadas como força bruta, é tentar ganhar mercado com as "cold calls".

Cold Call Não é Para Vender

Uma cold-call, é uma telefonema a alguém que não está à espera da sua chamada e que não o conhece de lado nenhum. Os nomes que se ouvem regularmente são o de tele-marketing, tele-martelanço, spam telefónico, e anda de mãos dadas com os sentimentos de perda de tempo e frustração.

A tradicional cold-call outbound está associada à venda e apresentação de produtos, e tem tendência a evoluir para conversações, para resolução de problemas. Nessa perspectiva é cold call como processo de Inbound Marketing.  

 

Solução: Cold Call 1.0 para 2.0

Se estava a pensar no cold-call para vender mais, as notícias não são particularmente positivas. A boa noticia é que apareceu o cold-call 2.0 - se assim lhe podemos chamar - que é um processo muito mais de marketing, onde ele próprio é desenhado para alavancar o cold-calling.

A ironia do Cold-Call 2.0 é que nunca deve envolver fazer "cold-calls". Já não é um telefonema para fechar um negócio, é uma conversa para -  com transparência e honestidade - construir confiança. O fazer negócio vai ser uma consequência.

Cold-Call é mais uma tática 

Uma Cold-Call é mais eficaz quando combinada com estratégias de prospecção e qualificação de vendas. Também é especialmente poderoso quando combinado com a metodologia inbound.

Nas vendas inbound, os potenciais clientes encontram o seu website, anuncio, campanha... e "entram" voluntariamente como leads. Frequentemente, os prospects precisam de um incentivo para agir, e os canais digitais podem não ser suficientes para fechar a venda. Eles precisam de falar com alguém, de receber uma “chamada fria”, onde possa apresentar a sua proposta de valor de forma mais clara.

É fundamental integrar as vendas telefónicas com outros canais digitais. Até porque, nem sempre tem a quantidade de leads inbound que precisa. Mesmo como esta tática outbound, se fizer bem o trabalho de casa com pesquisa e qualificação, a cold-call pode ser executada de forma que já não seja tão "fria".

Então, como pode melhorar a sua chamada típica em vendas?

Carregue no botão a seguir e peça uma chamada de estratégia gratuita.  

AGENDAR CHAMADA ESTRATÉGIA GRATUITA 30 min. (Seja rápido! Os Spots GRATUITOS  deste mês estão quase a acabar)

 

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.