Exportação e Internacionalização

3 Segredos para Desenhar a Internacionalização do Seu Negócio

Saiba algumas das perguntas que tem que colocar a si mesmo antes de desenhar a internacionalização do seu negócio.


Há 3 questões críticas que deve amadurecer antes de se atirar para a internacionalização do seu negócio - O quê? Para onde? E como?

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Ou seja, tem de passar por questões como: as potenciais vantagens; a capacidade de gestão; o conhecimento de potenciais parceiros e mercados; e se os benefícios ultrapassam os investimentos/custos.

Desenhar a Internacionalização

Para o ajudar no processo de desenho da internacionalização, uma vez que mais importante do que “como o fazer”, pois cada caso é um caso, deixamos algumas dicas que devem ser equacionadas antes de “o fazer” e alinhadas com uma abordagem de SMARKETING, são elas:

  • Paciência, consistência e foco no longo prazo - A falta de uma abordagem sistemática e estratégica de uma expansão internacional (seja para que mercado for, pois não há mercados fáceis) provoca insucessos que podem ser parcialmente evitados. Os resultados surgem da consistência e do foco em resultados de médio/longo prazo e não em estratégias de curto prazo;
  • Encontrar o parceiro certo - Evitar tentações de tentar “agarrar” todas as oportunidades que se detectam no novo mercado, nomeadamente aquelas que se afastam das competências-chave das exportadoras. O acerto da escolha pode valer à empresa o queimar de etapas na sua curva de experiência;
  • Estudar o mercado destino e ajustar o binómio empresa/mercado - temos de estar disponíveis para investir tempo e recursos para encontrar um mercado que se ajuste mais facilmente à nossa oferta com grande capacidade de pequenas adaptações às especificidades locais antes de qualquer tomada de decisão;

O passo seguinte é avaliar duas variáveis relevantes - o controlo e o envolvimento. Decidir sobre: o maior ou menor grau de controlo que desejamos imprimir na nossa expansão, delegando ou fazendo; e o maior ou menor grau de envolvimento, ou seja, qual a dimensão e disponibilidade de investimento que estamos dispostos ou podemos fazer.

O meu alerta é que quanto maiores forem os custos da internacionalização de uma empresa, mais dificuldade terá essa empresa em se internacionalizar. Será que existem hoje diferentes modelos de internacionalização e de investimentos em marketing e vendas que provocam resultados diferentes?...estratégias que podem ser medidas canal a canal?...há e chama-se inbound!

A RELAÇÃO NOS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

O segredo em quase todos os mercados está claramente na relação – esta tem de vir sempre antes da transacção e não o inverso, com o lema “quem não aparece esquece” sempre presente. E como conseguir estar sempre presente quando estamos longe?...

Mas com os investimentos significativos associados a este correcto posicionamento como manter essa mesma relação? E como aumentar esse ROI do negócio internacional?

Uma abordagem possível é minimizar viagens, presenças em feiras de negócios e outros custos de contexto da “relação” via estratégias de internacionalização inbound que obrigam a um menor esforço financeiro para melhores resultados.

Saber aonde as empresas metem o dinheiro das vendas e do marketing deveria ser uma prioridade. É a sua, mede quanto custa adquirir um cliente internacional?

A maior capacidade de adaptação, com estratégias diferenciadas, é normalmente sinónimo de ter um potencial de melhores e maiores resultados – Bons negócios!

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