Tenha em atenção que, para fazer com que a lista valha mais são usadas duas abordagens. Ou a segmentação é fraca ou a lista é “engordada” com a inclusão de todo o tipo de emails, o que acaba por incluir perfis que não possuem qualquer relação com o negócio da sua empresa. É isto que faz com que geralmente a qualidade seja má em termos de público alvo.
Claro que falta dizer que normalmente os empresários e responsáveis de marketing gostam de ouvir o argumento "compre x milhares de endereços de email segmentados para o seu negócio". Já aqui escrevi várias vezes sobre esta abordagem da quantidade em prejuízo da qualidade. Perceba que essa preguiça lhe vai causar amargos de boca e lhe vai custar muito tempo ( que cada vez é um bem mais precioso)
Há basicamente 3 motivos que fazem com que o impacto do envio de emails - para a grande maioria das bases de dados de email compradas - seja mais negativo agora do que era antigamente:
Acontece que a saturação de informação provocou um descontentamento com esses métodos de marketing de interrupção, e os profissionais de marketing ficam com a tarefa cada vez mais dificultada.
Não vai há muito tempo que, qualquer email promocional fosse de quem fosse, era lido com uma atenção muito especial, e até enviávamos a colegas e amigos.
Pela primeira vez na história da humanidade, as redes sociais deram ao consumidor um poder de comunicação pessoal, instantâneo e global. O SPAM, as denúncias e as reclamações prejudicam as pessoas e empresas que usam esses métodos agora considerados intrusivos e designados por marketing de interrupção.
Os serviços de email marketing fazem como que um SEO para atribuírem um ranking ao domínio e dá no tão temido SPAM. Com a possibilidade de devoluções (bounces, hard bouces) e de muitos utilizadores marcarem a mensagem como SPAM, esses factores penalizam o ranking da empresa, que no próximos envios de email marketing são enviados directamente para a caixa de SPAM.
Para agravar ainda mais a situação, mesmo as pessoas que queriam receber essa comunicação não vão receber o email. Por incrível que pareça, até marcas bem grandes não perceberam ainda esse efeito colateral (lembro-me daquelas promoções de sushi que recebia 3 vezes por semana...).
Por fim, convém salientar que, tanto os fornecedores de e-mail marketing, como os próprios destinatários podem classificar os e-mails de marketing como SPAM. Ou seja, todo o trabalho de personalização e divulgação estará manchado e sem nenhum resultado.
Concluíndo
A base de dados de email pode definitivamente estragar a sua reputação, a forma como ele é encarado e utilizado pelas pessoas de uma forma geral mudou, e acredite ou não vai continuar a mudar. No entanto não leve isto à letra, ele ainda é uma ferramenta muito importante no processo de SMarketing. Mudou foi a fase do processo de venda em que ele é eficaz.