Estratégias de Comercialização

A Internacionalização das PME Portuguesas e a Exportação

Saiba como a internacionalização das PME mais que usar programas de incentivo, deve ter uma estratégia de marketing de exportação que seja um activo


Uma boa parte das empresas exportadoras Portuguesas, ainda vendem em mercados externos mais como consequência de um processo de crescimento baseado na resposta a consultas e pedidos concretos de empresas externas, do que em função de uma opção estratégica de internacionalização.

Muitos exportadores não efectuam qualquer tipo de promoção externa e a maior parte utiliza canais de distribuição de terceiros.

exportar mais

Em resposta a pressões da concorrência internacional com impacto no mercado interno e às limitações do próprio mercado doméstico, as PME exportadoras são obrigadas a tomaram rapidamente consciência dos benefícios sinergéticos decorrentes da necessidade de procedimentos e planeamento integrados e de uma estratégia global para a expansão dos seus negócios. O Marketing internacional entra na agenda.

New Call-to-action

Deve Usar Sistemas de Incentivos à INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PME?

Sistemas de incentivos como o Portugal 2020 tem ajudas para a exportação e internacionalização das PME, onde a luta costuma ser o acesso a novos mercados externos.

Com esses sistemas de incentivos pode: 

  • Atingir objectivos de crescimento e/ou de diversificação geográfica da base de negócios das empresas, alargando, com frequência, o ciclo de vida normal dos produtos e nivelando flutuações sazonais de produção.

  • Obter margens comerciais acrescidas, permitir o alargamento das bases de pesquisa, inovação e desenvolvimento de produto.

  • Aproveitar vantagens competitivas detidas e/ou explorar oportunidades de negócio existentes em nichos de mercado estrategicamente escolhidos que sustentam também a competitividade, a prazo, a nível interno.

  • Avanço na cadeia de valor do produto e procura de economias de escala, através da agregação de maior valor aos produtos/serviços fornecidos.

  • Acompanhar a internacionalização dos clientes.

  • Proteger os seus mercados naturais, fazendo face à concorrência internacional acrescida e criar massa crítica empresarial que permita os desejados aumentos de produtividade e competitividade.

Para exportar, tem de começar a gerir a sua marca e o que se diz sobre ela todos os dias. Pensar no conteúdo como o combustível que vai alimentar a sua empresa diariamente, via website, blogs, redes sociais, e por aí fora, este conjunto de ferramentas fazem parte do inbound marketing

Precisa de Ajuda?

Se pretende implementar estratégias de Inbound Marketing para ajudar o seu negócio a entrar em mercados externos, comece por pedir uma análise ao seu Marketing.

eBook Grátis Marketing Exportação

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.