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Como o Marketing de Conteúdo Ajuda a Entrar em Mercados de Exportação

Written by Fernando Coimbra Lopes | 06-11-2012 19:01

Neste novo mercado onde o conteúdo é a gasolina para a máquina de geração de procura, leads e vendas, o desenvolvimento de conteúdo em línguas e linguagens locais, torna-se frequentemente mais um obstáculo à concretização dos planos de exportação ou entrada em novos mercados.

Criar ou Contratar a Equipa de Criadores de Conteúdo?

Se acha que todo o conteúdo necessário para dar ao seu negócio a visibilidade que ele precisa deve ser criado dentro da empresa, saiba porque é que não tem, nem deve ser o único.

Pode começar por usar as diferentes “vozes” que tem dentro da sua organização. Tanto o pessoal técnico, como os colaboradores que fazem atendimento ao cliente, executivos, quadros, gestores de produto e outros na sua organização, cada um é - ou deve ser - especialista em áreas particulares do negócio.

Pode pedir a colaboração directa interna como:

  • Peça para escreverem/desenvolverem um whitepaper ou um ebook consigo.
  • Entreviste essas pessoas para postar pequenos vídeos que partilhem os seus conhecimentos
  • Convide-os a fazer apresentações ou responder a perguntas em webinars.

Agora veja se pode e deve procurar ajuda para a criação de conteúdo fora da sua própria empresa.

Existem mercados e serviços de conteúdos online, que ligam o seu departamento de marketing a um universo de freelancers que escrevem em diferentes mercados, países, culturas, e que o podem ajudar na criação de posts, ebooks e outro tipo de material escrito.

Se quer usar estes serviços externos, deve especificar o tópico, o estilo e o tom desejado, a audiência que pretende endereçar entre outros. Em alguns casos nem tem de pagar enquanto não aceitar o artigo final.

Alguns exemplos de serviços para encontrar quem escreva para si, são a Zerys e a Writeraccess. Para quem usa a plataforma de Inbound Marketing HubSpot, estas aplicações podem ser encontradas no HubSpot marketplace.

Reciclar Conteúdo

Praticamente toda e qualquer peça de conteúdo pode ser adaptada, reutilizada, modificada e republicada noutro formato. Adopte o hábito de encontrar diversas formas de relacionar e distribuir a mesma informação em diferentes formatos.

Aqui estão algumas ideias:

  • Combinar textos antigos com vídeos para criar ebooks multimédia.
  • Transformar vídeos e webinars em blog posts e vice-versa.
  • Usar perguntas frequentes e comentários para criar ebooks

O objectivo deste tópicos, é endereçar directamente as necessidades do potencial cliente, os seus pontos de dor. Partilhe as diversas apresentações da empresa nos mais variados formatos. Coloque pdf´s no slideshare, vídeos no youtube, e crie post´s que levem a pontos específicos nas apresentações.

E no seu caso? como é que aborda a questão do marketing de conteúdo, para sustentar a sua estratégia de entrada em novos mercados? Deixe-nos o seu comentário abaixo.

Pode ser um bom motivo para escrevermos sobre isso no blog SMarketing.
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