Gastar dinheiro é fácil. Difícil é aplica-lo de forma que tenha um retorno palpável e duradouro.
Uma componente fundamental de uma estratégia de crescimento da sua PME passa pelo marketing. Dentro deste, o marketing digital permite levar os seus produtos, a sua marca, a sua empresa, mais longe e a um patamar internacional. O Portugal 2020 tem incentivos que o vão ajudar.
Os incentivos do Portugal 2020 podem ser enquadrados em diversas áreas. Falando de expansão para o exterior, são as despesas com marketing internacional e marketing digital as mais apetecíveis e elegíveis nos projectos de qualificação e internacionalização das PME? Enumeramos alguns dos custos comparticipados no âmbito destes projectos:
Se a sua estratégia de crescimento pretende contemplar o marketing digital e a inovação nas suas práticas comerciais, o SMarketing (Sales+Marketing) oferece uma solução unificada de marketing e vendas. Para além de possibilitar gerir todos os contactos, criar campanhas de marketing personalizadas de forma simples e integradas com as actividades da força de vendas, permite em traços gerais:
É bem provável que os elementos da sua equipa de marketing e de vendas ainda funcionarem como silos de informação, e usem ferramentas dispersas sem qualquer integração, É por isso que vai gostar de saber que ferramentas de inbound marketing como o Hubspot agregam todas as funcionalidades numa só plataforma, aquilo que precisa para entrar com o pé direito no CRM e no marketing digital.
Há basicamente três motivos a ter em conta:
Um CRM simples, intuitivo e personalizável, contemplando as funcionalidades necessárias às operações do dia-a-dia da sua força de vendas, com acesso visual às principais métricas de vendas, será adoptado sem esforço adicional.
Os CRMs foram construídos a pensar nas equipas de vendas, mas actualmente devem ir mais longe:
Pode ver como exemplo um dia na vida de um vendedor com o HubSpot CRM.
O que nos leva à pergunta: afinal como montar a estratégia que potencie o crescimento da sua PME além fronteiras? O Marketing e as Vendas estão no centro das preocupações de qualquer estratégia de internacionalização e exportação e não pode ser descurada de forma alguma.
Se que ir além das tradicionais e CARAS feiras, prospecção pelos vendedores e publicidade, tem de abraçar o Inbound Marketing e o CRM.
Estes são os métodos que permitem que a sua empresa chegue mais longe, mais rapidamente e de forma sistemática com menor esforço. E são estes alguns dos motivos para usar os incentivos do Portugal 2020.