Inbound Marketing Blog | Nível Horizontal

A História do Marketing: Infografia

Written by Fernando Coimbra Lopes | 29-03-2012 0:05

A história do marketing vem aos tempos em que as pessoas tinham algo para vender. Acontece que ao longo dos últimos de milhares de anos a eficácia desses métodos de marketing têm tido grandes variações, e com o avanço das tecnologias disponíveis aos consumidores a um ritmo cada vez mais elevado, o livro de marketing por onde estudamos já não funciona, e tivemos de mudar a forma de jogar.

Num passado distante, a tecnologia de ponta estava limitada a um pequeno grupo de privilegiados, mas, ao longo de décadas, (e mesmo séculos!) estes avanços tem sido passados lentamente para as massas. Actualmente, as taxas de adopção são mais rápidas que a velocidade da luz e mais difundidas que nunca - e isso está a colocar novamente o controlo nas mãos dos consumidores. É o cliente no centro do negócio, é o CRM.

Vejamos os tablets. Ainda há quem não saiba muito bem o que isso é, e as vendas anuais estão nos 100 milhões de unidades. Ou estamos atentos, ou o futuro passa-nos ao lado. Basta ver que muitas pessoas tem mais tecnologia disponível em casa que no escritório, e usam-na. Cabe aos profissionais de marketing  manter o ritmo neste mundo desenfreado, se querem que a sua mensagem seja ouvida.

A imagem a seguir dá uma perspectiva histórica do marketing, e como ele se está a adaptar aos novos tempos. É visível a forma como a tecnologia mudou, como o marketing faz o seu trabalho, e como os consumidores têm respondido (nem sempre favoravelmente).

Diga-nos qual acha que vai ser o futuro do marketing. Como sempre, sinta-se là vontade para partilhar e incorporar o seu contributo e disponibilidade!

História do Marketing Infographic

Da Caça à Agricultura

É a história da humanidade. A caça já não funciona como fonte de sobrevivencia para as empresas. Agora é a agricultura que vai garantir a sustentabilidade de todo o sistema. Veja no eBook como um conjunto de pequenas melhorias garantem um maior impacto no negócio, que a aposta numa grande melhoria.