Inbound Marketing

Usamos o HubSpot. Não Vejo Resultados do Marketing Digital Porquê?

Saiba como usar o HubSpot para melhorar os resultados do marketing digital da sua PME.


A resposta mais óbvia e curta que me ocorre é: "você não pode comprar o MS Word e esperar que as cartas lhe apareçam feitas". Vejamos o que quero dizer com isso.

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Se adoptou a cultura do marketing de conteúdo, é certo que investiu muito do seu tempo, esforço e dinheiro, e quer ver os resultados a aparecer de imediato. De inicio acreditou que, se integrasse o departamento de vendas na rotina diária da plataforma de marketing HubSpot, as coisas iam mudar drasticamente.

Agora está a dar consigo a perguntar porque motivo os resultados do marketing digital não estão a aparecer.

Com tantas estatísticas e tendências a justificarem o investimento no marketing digital pelas PMEs, pergunta-se onde andará todo esse tráfego que esperava no site. Fica inquieto, um pouco preocupado e tem motivos para isso.

Vai ter momentos em que duvida até do investimento que fez na plataforma de marketing digital. Afinal, tinha umas previsões que não estão de forma nenhuma alinhadas com os resultados. Sabe que os resultados estão completamente dependentes dos seus esforços, e que é bem provável que esteja a fazer algo errado.

Aqui estão alguns dos motivos que podem estar a impedir que os resultados que esperava com o HubSpot apareçam.

Os Seus Esforços Não Tem Um Rumo

Se não sabe o que quer escrever, não adianta ter um processador de texto. Da mesma forma, a plataforma HubSpot só consegue ser tão boa quanto as pessoas que a usam.

Ela pode ajudar a simplificar os esforços para comunicar e vender a sua marca de forma mais eficiente e eficaz, mas tem que ter já preparada uma estratégia de inbound sólida para seguir. Se os seus esforços de marketing não tem um objectivo claro, o mais provável é que não veja grandes resultados.

As atividades de marketing Inbound precisam de ter um rumo. Precisa de definir o seu objectivo global e como é que ele se relaciona com os seus objetivos de negócio. Talvez queira gerar tráfego, aumentar a consciência para a marca, atrair mais prospects qualificados para o site, ou melhorar a taxa de conversão. Mas se está a tentar fazer tudo isso ao mesmo tempo, os esforços não tem um foco, e não serão tão eficazes como poderiam ser.

Está a Falar Com o Público Errado

Pode acontecer que esteja a receber todos os tipos de tráfego no site, mas o único reflexo que vê é no aumento da taxa de rejeição, não nas vendas. Se for este o caso, é provável que esteja a centrar os seus esforços de marketing Inbound no público errado, em pessoas que acabam por não lhe comprar a si.

É importante que faça uma pesquisa ao seu público alvo antes de iniciar o marketing para poder atingir as pessoas certas com as palavras corretas e conteúdo com que se possam relacionar. Se atingir o público errado vai ter uma péssima taxa de conversão. Os seus esforços não vão dar os resultados que procura, não importa o radicalismo com que tente.

Não Está a Fazer Analise dos Dados

A análise de dados é talvez o maior pilar para uma boa estratégia de marketing inbound. Se não usar os dados, pode estar aí a explicação para os resultados positivos não aparecerem. O HubSpot segue o rasto a todos os esforços e dá dados úteis, que pode usar para melhorar as suas atividades de marketing.

Os dados analíticos dão uma visão sobre o que está a fazer de forma correcta e onde as coisas vão pelo caminho errado. Eles vão-lhe mostrar qual o conteúdo mais bem sucedido, onde é que as pessoas estão a interagir com a sua marca, e quantos visitantes, exatamente, está a receber em cada um dos seus post de blog, paginas de aterragem, páginas web e redes sociais.

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Na imagem vê as 3 redes sociais em que esta PME aposta, o nº de visitas e o nº de contactos que gerou em determinado período de tempo. Se o seu objectivo é gerar visitas vai colocar os esforços claramente no Facebook, mas se é gerar contactos, já é no LinkedIn.

Ou seja, se usar os dados para criar a sua vantagem, pode maximizar os seus esforços e centrar-se nos canais de marketing e no conteúdo que contribui com mais valor. Os dados analíticos permitem aumentar significativamente o seu ROI e atingir melhores resultados.

Tem de Controlar a Ansiedade

É bom que tenha entusiasmo, mas se está a usar o HubSpot à pouco tempo, pode ser que esteja só demasiado ansioso. Se está a fazer tudo certo, só precisa de encontrar dentro de si um pouco de paciência. Os resultados do marketing digital vão aparecer - "eventualmente".

Eles não acontecem é da noite para o dia. Insista. Mantenha a persistência nos esforços de marketing Inbound e, se tudo correr bem, vai ver os resultados de que quase todos os outros clientes HubSpot se gabam. Vai ver que a paciência vale a pena, é garantido.

Não se esqueça que o Marketing Inbound é um investimento de longo prazo. Se está focado nos resultados de curto prazo, que se limitam a beneficiar a sua empresa no imediato - feiras, publicidade, etc - o caminho pode não ser esse.

Se os resultados teimam em não aparecer, considere uma parceria com uma agência de marketing Inbound que ajude a tirar o máximo proveito do HubSpot.

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