O objectivo do Inbound Marketing é gerar Leads (Potenciais Clientes), que devidamente qualificados vão dar origem a oportunidades de venda, que serão tratadas no CRM até à venda.
Depois do potencial cliente ter chegado até si através do conteúdo, SEO e social media, a fase seguinte é captar potenciais clientes qualificadas. Só se conseguir convencer o visitante a pedir-lhe alguma coisa, vai ter da parte dele um compromisso.
Deve perceber o que os clientes querem e fazer com que para eles seja fácil obter algo que valorizem. São usados frequentemente produtos e serviços gratuitos, descontos, eventos, jogos, e para levar os visitantes a inscreverem-se são construídas páginas de aterragem bem desenhadas.
Depois de registado, o potencial cliente pode ser mais alimentado com chamadas de follow-up, webinars e conteúdo adicional, para o levar ao longo do funil de venda até se tornar cliente. Encontrar a combinação certa de ofertas, locais, e páginas de aterragem exige normalmente estratégia, experimentação e análise.
Para gerar potenciais clientes o processo de Inbound Marketing passa por tarefas como:
- Criar ofertas de valor ou descontos para atrair visitantes e os convencer a preencher formulários
- Criar chamadas à acção, gráficos ou botões que transmitam a oferta e consigam gerar cliques para uma página de aterragem
- Criar páginas de aterragem que consigam induzir melhor o visitante a inscrever-se ou registar-se na oferta
- Acompanhar o potencial cliente convertido com campanhas de alimentação e chamadas de venda
- Optimizar a conversão de leads medindo e analisando os resultados das ofertas e páginas de aterragem
- Organizar e analisar leads com software de gestão de relacionamento com clientes - CRM
Precisa de Ajuda?
Se a Geração de Leadsé algo em que está interessado mas não sabe como começar, contacte-nos já para saber como o podemos ajudar.