Para a maior parte das PME o desenvolvimento do negócio em mercados externos é uma tarefa difícil, independentemente do número de estratégias que estão a usar, independentemente do quão fantástico é o produto, independentemente da perfeição com que está desenvolvido o funil de vendas. No processo de exportação, gerar novos negócios continua a ser um processo verdadeiramente assustador.
A participação em feiras e exposições pode não ser opção para exportar por dois motivos:
No primeiro caso, se não tem um processo de marketing e vendas bem desenhado e integrado para garantir uma taxa de conversão dos visitantes em potenciais clientes com o mínimo de esforço, pode ser que ainda faça sentido apostar nas feiras. Mas tem de fazer esse trabalho de casa.
No segundo caso, como é o caso de um novo negócio que se queira internacionalizar, chegar a mercados externos e exportar rapidamente e sem os custos proibitivos das feiras, precisa definitivamente de abordar o processo de exportação numa perspectiva mais "open mind". Tentar chegar de forma continua ao maior número possivel de potenciais clientes, transformá-los em interessados primeiro e em clientes depois, e garantir que melhora esse desempenho de forma continua.
Não Pense Que Está Tudo Inventado!
Como exportar mais sem "atirar" dinheiro para as feiras?
O inbound marketing pode ser uma solução para este problema? As estatísticas do inbound marketing na Internet são bastante convincentes e mostram que as empresas que investem em programas de inbound marketing globais e sustentados tem um ROI muito positivo.
Não quero com isto dizer que todos os orçamentos devem ser realocados para o inbound marketing, mas defendo que é um exercício que vale a pena fazer, ver e avaliar as despesas de marketing global para ver se há algumas linhas do orçamento que possamos querer reconsiderar, mudar para uma abordagem mais internet e inbound marketing. Onde andam os seus clientes? e os influenciadores? e os prescritores? Se andam nas feiras, é nas feiras que deve estar, se andam online, tem de mudar de abordagem.
O inbound marketing é uma metodologia já mais que testada, que gera mais tráfego no website, converte os visitantes em leads e quando devidamente alimentados transforma esses leads em novos negócios de forma sustentada. Sim, leva tempo, esforço e recursos. Se encontrar uma solução mágica para o seu negócio que assim não seja, por favor, avise-me, eu adoraria partilhá-la!
Mas se estiver interessado em transformar o website da empresa numa verdadeira ferramenta de desenvolvimento de negócios e um website mais gerador de negócios, então gostaria de o encorajar a investigar minuciosamente como o inbound marketing pode trabalhar para que consiga isso. Estamos no século XXI e o paradigma mudou.
Transferir parte dos gastos do seu marketing convencional para um programa de marketing global inbound, vai colocar o seu negócio naquela feira que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Acredite que, se começar agora, vai ficar satisfeito com os resultados!
Se procura algum tipo de apoio no desenvolvimento de negócio fora de portas, o SMarketing vai coloca-lo no caminho certo. O programa SMarketing da Nível Horizontal, vai coloca-lo a gerar negócio de imediato com uma estratégia de geração de leads bem sustentada e vai automaticamente acrescentar valor às necessidades diárias do seu negócio.