Estratégias de Comercialização

Como Exportar Mais e Gastar Menos em Feiras e Internacionalização

Veja como exportar mais e de forma mais eficiente sem gastar dinheiro em feiras como fazem a maioria das PME no processo de internacionalização


Para a maior parte das PME o desenvolvimento do negócio em mercados externos é uma tarefa difícil, independentemente do número de estratégias que estão a usar, independentemente do quão fantástico é o produto, independentemente da perfeição com que está desenvolvido o funil de vendas. No processo de exportação, gerar novos negócios continua a ser um processo verdadeiramente assustador.

alternativa as feiras

Avaliar o Processo de Exportação

A participação em feiras e exposições pode não ser opção para exportar por dois motivos:

  • Ou porque não tem o impacto esperado nas vendas
  • Ou porque não temos budget sequer para tentar perceber se são opção geradora de ROI. 

No primeiro caso, se não tem um processo de marketing e vendas bem desenhado e integrado para garantir uma taxa de conversão dos visitantes em potenciais clientes com o mínimo de esforço, pode ser que ainda faça sentido apostar nas feiras. Mas tem de fazer esse trabalho de casa.

No segundo caso, como é o caso de um novo negócio que se queira internacionalizar, chegar a mercados externos e exportar rapidamente e sem os custos proibitivos das feiras, precisa definitivamente de abordar o processo de exportação numa perspectiva mais "open mind". Tentar chegar de forma continua ao maior número possivel de potenciais clientes, transformá-los em interessados primeiro e em clientes depois, e garantir que melhora esse desempenho de forma continua.

Tácticas Para Exportar Mais

Não Pense Que Está Tudo Inventado!
Como exportar mais sem "atirar" dinheiro para as feiras?

O inbound marketing pode ser uma solução para este problema? As estatísticas do inbound marketing na Internet são bastante convincentes e mostram que as empresas que investem em programas de inbound marketing globais e sustentados tem um ROI muito positivo.

Não quero com isto dizer que todos os orçamentos devem ser realocados para o inbound marketing, mas defendo que é um exercício que vale a pena fazer, ver e avaliar as despesas de marketing global para ver se há algumas linhas do orçamento que possamos querer reconsiderar, mudar para uma abordagem mais internet e inbound marketing. Onde andam os seus clientes? e os influenciadores? e os prescritores? Se andam nas feiras, é nas feiras que deve estar, se andam online, tem de mudar de abordagem.

O inbound marketing é uma metodologia já mais que testada, que gera mais tráfego no website, converte os visitantes em leads e quando devidamente alimentados transforma esses leads em novos negócios de forma sustentada. Sim, leva tempo, esforço e recursos. Se encontrar uma solução mágica para o seu negócio que assim não seja, por favor, avise-me, eu adoraria partilhá-la!

Mas se estiver interessado em transformar o website da empresa numa verdadeira ferramenta de desenvolvimento de negócios e um website mais gerador de negócios, então gostaria de o encorajar a investigar minuciosamente como o inbound marketing pode trabalhar para que consiga isso. Estamos no século XXI e o paradigma mudou.

Transferir parte dos gastos do seu marketing convencional para um programa de marketing global inbound, vai colocar o seu negócio naquela feira que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Acredite que, se começar agora, vai ficar satisfeito com os resultados!

Exportação 2.0 - Já Estamos no Futuro!

Se procura algum tipo de apoio no desenvolvimento de negócio fora de portas, o SMarketing vai coloca-lo no caminho certo. O programa SMarketing da Nível Horizontal, vai coloca-lo a gerar negócio de imediato com uma estratégia de geração de leads bem sustentada e vai automaticamente acrescentar valor às necessidades diárias do seu negócio.

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