Claro que você quer aquela receita secreta para levar o seu negócio para outro nível. Alinhar as mensagens de marketing com os processos de venda e com o ciclo de compra dos clientes, é a tal receita que define se o seu negócio vai entrar no mundo do sucesso. Isso é SMarketing.
Não se pode esquecer que, o SMarketing é tão poderoso que traz consigo dois perigos:
Estou certo que todos gostaríamos de ser um Belmiro de Azevedo ou Américo Amorim, mas consigo identificar pelo menos três motivos, pelos quais os donos e executivos das empresas não estão realmente motivados para fazer crescer o seu negócio:
Há um palavrão para isto que é escalabilidade. Se o SMarketing o ajuda a crescer até ao nível que quer, dentro do período de tempo que espera, tem de ter os recursos para lidar com isso e/ou a flexibilidade para crescer tão depressa como a sua facturação.
Se não for o caso, tem de identificar as falhas:
Se o SMarketing faz engordar o pipeline de leads tanto quanto é o seu desejo, a equipa de vendas vai conseguir dar conta do recado?
Se a equipa de vendas fechar tantos negócios como os que quer, a empresa será capaz de responder de forma capaz?
Se o tráfego no seu website aumentar 800% (como um caso que conheço), o seu servidor vai aguentar?
Tem software para o ajudar a seguir os leads quando eles se movem ao longo do funil de vendas? Liga as actividades de SMarketing ao rendimento? Tem ajuda para ajustar o plano de SMarketing?
É claro que, se pode lidar com o crescimento (ou preencher algumas das falhas), se tem um motivo para fazer crescer o seu negócio, se aceita a mudança, e se está pronto para se comprometer com um estilo de vida voltado para o alto crescimento, então o SMarketing é para si e para o seu negócio.