Estratégias de Comercialização

2 Perigos de Fazer Crescer o Seu Negócio com SMarketing

Todos queremos ser um Belmiro de Azevedo, mas há pelo menos 3 motivos pelos quais não estamos realmente motivados para fazer crescer o negócio.


Claro que você quer aquela receita secreta para levar o seu negócio para outro nível. Alinhar as mensagens de marketing com os processos de venda e com o ciclo de compra dos clientes, é a tal receita que define se o seu negócio vai entrar no mundo do sucesso. Isso é SMarketing.

Não se pode esquecer que, o SMarketing é tão poderoso que traz consigo dois perigos:

  1. Tem de querer fazer crescer o seu negócio.
  2. Tem de conseguir lidar com o crescimento.

 

Riscos do SMarketing

Quer mesmo fazer crescer o seu negócio?

Estou certo que todos gostaríamos de ser um Belmiro de Azevedo ou Américo Amorim, mas consigo identificar pelo menos três motivos, pelos quais os donos e executivos das empresas não estão realmente motivados para fazer crescer o seu negócio:

  • Primeiro, alguns donos de micro e pequenas empresas deixam-se ficar nas escolhas da vida por pequenas coisas. Basta terem alguns clientes regulares, que lhes garantam uma agenda de part-time ou de stress reduzido.
  • Depois, muitas pessoas não querem delegar. Elas podem ter medo do risco. Talvez não consigam lidar com investidores, financiadores, etc. Elas não querem gerir pessoas, tem medo de lançar um produto com problemas ou querem ir ao ginásio fora das horas de ponta.
  • E finalmente, alguns empresários não querem que o seu negócio cresça porque nada de mal lhes vai acontecer se não o fizerem. Eles não vão perder o emprego, a malta lá em casa não quer saber, e eles de facto não tem nada a perder em manter o status quo já conquistado.

Como lidar com o crescimento?

Há um palavrão para isto que é escalabilidade. Se o SMarketing o ajuda a crescer até ao nível que quer, dentro do período de tempo que espera, tem de ter os recursos para lidar com isso e/ou a flexibilidade para crescer tão depressa como a sua facturação.

Se não for o caso, tem de identificar as falhas:

Tem falhas no processo de vendas?

Se o SMarketing faz engordar o pipeline de leads tanto quanto é o seu desejo, a equipa de vendas vai conseguir dar conta do recado?

Há falhas nas operações?

Se a equipa de vendas fechar tantos negócios como os que quer, a empresa será capaz de responder de forma capaz?

Há falhas na infra-estrutura?

Se o tráfego no seu website aumentar 800% (como um caso que conheço), o seu servidor vai aguentar?

Precisa de melhores ferramentas?

Tem software para o ajudar a seguir os leads quando eles se movem ao longo do funil de vendas? Liga as actividades de SMarketing ao rendimento? Tem ajuda para ajustar o plano de SMarketing?

 

É claro que, se pode lidar com o crescimento (ou preencher algumas das falhas), se tem um motivo para fazer crescer o seu negócio, se aceita a mudança, e se está pronto para se comprometer com um estilo de vida voltado para o alto crescimento, então o SMarketing é para si e para o seu negócio.

 

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