Inbound Marketing Blog | Nível Horizontal

Pode o Design da Homepage do Website Ajudar a Melhorar o Seu Negócio?

Written by Pedro Silva | 25-07-2013 9:53

A homepage do seu website, é frequentemente a primeira página que o visitante vê, seja através de links directos ou resultados orgânicos dos motores de pesquisa.

Mesmo quando não é, a navegação natural induz o utilizador a visitar a homepage tal qual acontece com a 1ª página de um jornal. É nessa primeira impressão, nesse primeiro contacto, que é preciso agarrar o visitante.

A discussão à volta da melhor abordagem a seguir sempre nos levou para os campos do Design, da Usabilidade e claro, do SEO. Qual a melhor forma de agarrar o seu potencial cliente? Será através de uma página inicial fantástica em termos de Design, será através de uma página simples e limpa que permita perceber exactamente qual o seu negócio e as suas mais valias, será através de uma semântica que agarre os termos mais procurados nos motores de pesquisa? 

A melhor resposta é a que não introduz uma barreira ou padrão fundamentalista. Design, Usabilidade e SEO são essenciais. Se conseguirmos aliar um design brilhante e distinto a uma correcta organização da informação estaremos a criar uma vantagem competitiva muito valiosa.

Qualidades do Design de Uma Boa Homepage

Para referir algumas das qualidades de uma homepage eficaz temos:

  • Responder às questões essenciais do visitante. Quem Somos, o que fazemos, o que podemos fazer por ele, e porque razão somos uma escolha de confiança.

  • Apresentar de forma clara e cativante a nossa proposta de valor.

  • Ter calls to action (CTA) ou botões acção, que ajudem o visitante a avançar no processo de compra.

  • Ter a capacidade e flexibilidade para poder ser alterada de acordo com o feedback obtido. O objectivo é responder às dúvidas, problemas e necessidades de quem lá chega.

  • Apresentar de forma clara a navegação geral do site.

  • Ser distinta e visualmente apelativa. Num meio extremamente competitivo, introduzir uma diferença que provoque um bom feeling e confiança, significa agarrar o visitante e não o perder para a concorrência.

O design ou redesign de uma homepage não pode ser visto como um acto isolado para o sucesso, ou como a solução definitiva e única para a promoção da sua marca e negócio. Deve ser sim uma etapa num plano global de marketing e comunicação. Deve ser um ponto dentro duma estratégia de Inbound Marketing que levará o seu negócio ao sucesso.

Termino com uma sugestão. Faça download do nosso eBook dedicado a Homepages com Design Brilhante. Seja inspirado para começar hoje mesmo a mudar o seu site para melhor e peça-nos uma análise ao seu site!