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Como Criar StartUps em Portugal para Exportar Conhecimento e Não Pessoas

Written by Fernando Coimbra Lopes | 27-01-2014 17:20

Em Portugal 2013 foi o ano das Startups. Também foi o ano em que a fuga de massa cinzenta com a emigração ocupou demasiada largura de banda.

Como era bom conseguir que estas empresas chegassem aos mercados alvo com a energia e a paixão que esteve na sua génese.  

Segundo a D&B tivemos mais 12,8% de novas empresas que no ano anterior, o que correspondeu a 35.296 nova empresas e um total de 46.256 empreendedores, mais 10,2% que em 2012. As startups estão bem e recomendam-se.

Felizmente parece não haver crise no empreendedorismo.

O mesmo já não se pode dizer do resultado dessa perseguição do sonhos. Muito se tem falado sobre o quão bons trabalhadores somos, inventores, criadores e por ai fora. Quando toca ao marketing e às vendas é que a coisa azeda.

Conteúdo, a Nova Aproximação Às Vendas na Era da Informação?

Seth Godin disse em 2008 que "O marketing de conteúdo é o único marketing que nos resta". Porquê? Não é só por causa do preço da publicidade em televisão, jornais, revistas, feiras e todos os outros meios tradicionais, é principalmente porque esses meios deixaram de funcionar. O investimento nesse meios já não dá o retorno suficiente, ponto!

A nova moda é o Marketing Digital, que no entanto, funciona muitas vezes como uma ratoeira pois os empreendedores confundem-no com as ferramentas de webmarketing, o que é meio caminho andado para o fracasso. 

StartUps Tem de Inovar Também no Marketing e Vendas

Para o sucesso do marketing de qualquer start-up, a organização - e aqui refiro-me a cada um dos elementos da empresa - tem necessidade de perceber um conjunto de principios que passa por:

  • O que é o marketing de conteúdo e como é que ele afecta a capacidade da empresa gerar mais negócios?
  • Como é que a Google e outros motores de pesquisa tratam o conteúdo e como é que o consumidor médio compra/pesquisa online?
  • Como é que um excelente conteúdo pode afectar a empresa como um todo mas também todos os colaboradores individualmente?
  • Como é que cada colaborador pode ensinar ao mundo o que é que faz, e os resultados que aparecem com a mentalidade de ensinar em vez de vender.

Estes são alguns dos temas abordados por mim na workshop de arranque a qualquer projecto, ou no seminário de conciencialização da equipa para a importância de um cultura de conteúdo. A seguir pode ver uma apresentação que aconselho vivamente.

Rand Fishkin - Inbound Marketing for Startups: How to Earn Customers Without Paying from HN London on Vimeo.

Porque Devem as Start-Up Pensar no Inbound Marketing?

Principalmente porque os canais de inbound marketing vão manter a vantagem de baixo custo essencial a qualquer startup:

  • O inbound marketing gera um custo por lead 62% menor que o outbound marketing
  • A os gastos com inbound vs outbound continua a aumentar. Em 2009, o marketing inbound representou um crescimento de 9% no orçamento de geração de leads, em 2011 o crescimento foi de 17%.
  • Blogs e redes sociais estão a gerar clientes verdadeiros. 57% das empresas utilizam blogs relataram que adquiriu clientes de leads gerados directamente do seu blog.
  • Cada vez mais empresas tem blog. As empresas sem blog estão a ficar em minori. De 2009 a 2011, a percentagem de empresas com blog cresceu de 48% para 65%.
  • As empresas estão cada vez mais conscientes que o seu blog gera valor: 85% das empresas avaliam o blog como "útil", "importante" ou "crítica", com uns gritantes 27% a classificar o blog da empresa como "crítico" para o negócio.

Image Credit: Saldo Positivo Empresas

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