Como era bom conseguir que estas empresas chegassem aos mercados alvo com a energia e a paixão que esteve na sua génese.
Segundo a D&B tivemos mais 12,8% de novas empresas que no ano anterior, o que correspondeu a 35.296 nova empresas e um total de 46.256 empreendedores, mais 10,2% que em 2012. As startups estão bem e recomendam-se.
Felizmente parece não haver crise no empreendedorismo.
O mesmo já não se pode dizer do resultado dessa perseguição do sonhos. Muito se tem falado sobre o quão bons trabalhadores somos, inventores, criadores e por ai fora. Quando toca ao marketing e às vendas é que a coisa azeda.
Seth Godin disse em 2008 que "O marketing de conteúdo é o único marketing que nos resta". Porquê? Não é só por causa do preço da publicidade em televisão, jornais, revistas, feiras e todos os outros meios tradicionais, é principalmente porque esses meios deixaram de funcionar. O investimento nesse meios já não dá o retorno suficiente, ponto!
A nova moda é o Marketing Digital, que no entanto, funciona muitas vezes como uma ratoeira pois os empreendedores confundem-no com as ferramentas de webmarketing, o que é meio caminho andado para o fracasso.
Para o sucesso do marketing de qualquer start-up, a organização - e aqui refiro-me a cada um dos elementos da empresa - tem necessidade de perceber um conjunto de principios que passa por:
Estes são alguns dos temas abordados por mim na workshop de arranque a qualquer projecto, ou no seminário de conciencialização da equipa para a importância de um cultura de conteúdo. A seguir pode ver uma apresentação que aconselho vivamente.
Rand Fishkin - Inbound Marketing for Startups: How to Earn Customers Without Paying from HN London on Vimeo.
Principalmente porque os canais de inbound marketing vão manter a vantagem de baixo custo essencial a qualquer startup:
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