Como Criar StartUps em Portugal para Exportar Conhecimento e Não Pessoas

Lisboa virou a cidade das start-ups. O sucesso passa por uma cultura empresarial de conteúdo bem embrenhada em cada um dos colaboradores.


DrSeussEm Portugal 2013 foi o ano das Startups. Também foi o ano em que a fuga de massa cinzenta com a emigração ocupou demasiada largura de banda.

Como era bom conseguir que estas empresas chegassem aos mercados alvo com a energia e a paixão que esteve na sua génese.  

Segundo a D&B tivemos mais 12,8% de novas empresas que no ano anterior, o que correspondeu a 35.296 nova empresas e um total de 46.256 empreendedores, mais 10,2% que em 2012. As startups estão bem e recomendam-se.

Felizmente parece não haver crise no empreendedorismo.

O mesmo já não se pode dizer do resultado dessa perseguição do sonhos. Muito se tem falado sobre o quão bons trabalhadores somos, inventores, criadores e por ai fora. Quando toca ao marketing e às vendas é que a coisa azeda.

Conteúdo, a Nova Aproximação Às Vendas na Era da Informação?

Seth Godin disse em 2008 que "O marketing de conteúdo é o único marketing que nos resta". Porquê? Não é só por causa do preço da publicidade em televisão, jornais, revistas, feiras e todos os outros meios tradicionais, é principalmente porque esses meios deixaram de funcionar. O investimento nesse meios já não dá o retorno suficiente, ponto!

A nova moda é o Marketing Digital, que no entanto, funciona muitas vezes como uma ratoeira pois os empreendedores confundem-no com as ferramentas de webmarketing, o que é meio caminho andado para o fracasso. 

StartUps Tem de Inovar Também no Marketing e Vendas

Para o sucesso do marketing de qualquer start-up, a organização - e aqui refiro-me a cada um dos elementos da empresa - tem necessidade de perceber um conjunto de principios que passa por:

  • O que é o marketing de conteúdo e como é que ele afecta a capacidade da empresa gerar mais negócios?
  • Como é que a Google e outros motores de pesquisa tratam o conteúdo e como é que o consumidor médio compra/pesquisa online?
  • Como é que um excelente conteúdo pode afectar a empresa como um todo mas também todos os colaboradores individualmente?
  • Como é que cada colaborador pode ensinar ao mundo o que é que faz, e os resultados que aparecem com a mentalidade de ensinar em vez de vender.

Estes são alguns dos temas abordados por mim na workshop de arranque a qualquer projecto, ou no seminário de conciencialização da equipa para a importância de um cultura de conteúdo. A seguir pode ver uma apresentação que aconselho vivamente.

Rand Fishkin - Inbound Marketing for Startups: How to Earn Customers Without Paying from HN London on Vimeo.

Porque Devem as Start-Up Pensar no Inbound Marketing?

Principalmente porque os canais de inbound marketing vão manter a vantagem de baixo custo essencial a qualquer startup:

  • O inbound marketing gera um custo por lead 62% menor que o outbound marketing
  • A os gastos com inbound vs outbound continua a aumentar. Em 2009, o marketing inbound representou um crescimento de 9% no orçamento de geração de leads, em 2011 o crescimento foi de 17%.
  • Blogs e redes sociais estão a gerar clientes verdadeiros. 57% das empresas utilizam blogs relataram que adquiriu clientes de leads gerados directamente do seu blog.
  • Cada vez mais empresas tem blog. As empresas sem blog estão a ficar em minori. De 2009 a 2011, a percentagem de empresas com blog cresceu de 48% para 65%.
  • As empresas estão cada vez mais conscientes que o seu blog gera valor: 85% das empresas avaliam o blog como "útil", "importante" ou "crítica", com uns gritantes 27% a classificar o blog da empresa como "crítico" para o negócio.

startup-portugalImage Credit: Saldo Positivo Empresas

"Start-Up" o seu Marketing de Conteúdo

O blog da sua empresa está a produzir poucos resultados? O seu website está muito fraco a converter? Está a achar o SEO difícil? Peça uma avaliação gratuita do seu negócio.

Achou Interessante? Receba Actualizações no eMail!

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.