O Google está actualmente a indexar cerca de 466% mais tweets do que há 4 meses. Mas o mais interessante é perceber que tipo de utilizadores têm os seus tweets mais indexados, e porquê.
Se ainda não incluiu o Twitter na sua estratégia de marketing digital, talvez seja a altura certa para o fazer...
No início do ano Google e Twitter reactivaram a sua parceria, sendo que o Google voltou a "ganhar" acesso às publicações no Twitter. No entanto, análises iniciais mostraram que os Tweets estavam a ser indexados em muito baixo número, com apenas 0,6% em Fevereiro. Sobretudo a partir de Maio este número tem subido num ritmo muito mais acelerado.
De Fevereiro a Junho a Stone Temple Consulting detectou um aumento de 466% no número de Tweets indexados nos primeiros 7 dias. Em Fevereiro, apenas 0.6% dos Tweets eram indexados e no mês passado esse número subiu para 3.4%. Estes números podem parecer gigantescos, mas é necessário colocá-los em perspectiva. Mais de 96% dos Tweets não são indexados.
Parece ainda existir uma tendência clara para que contas com um elevado número de seguidores tenham uma maior probabilidade de ter Tweets indexados. Essa tendência parece acentuar-se mais nas contas com um elevado “Social Authority”. No relatório completo da Stone Temple é demonstrado que a indexação pode não ter a ver exclusivamente com o número de seguidores, e que existe uma correlação entre elevados níveis de envolvimento e relacionamento (engagement) e a "autoridade" e indexação.
Para resultados mais detalhados pode consultar o estudo na Stone Temple Consulting.
Apesar de ser uma rede social ainda de relativa baixa implementação em Portugal, o Twitter começa a crescer no número de utilizadores, e no número de marcas que apostam na sua presença nesta plataforma. É também uma rede social importantissima se está a tentar exportar os seus produtos ou serviços, devido ao seu sucesso sobretudo em mercados de lingua inglesa.
Não encare nem o Twitter, nem as restantes redes sociais, como o motor do seu negócio online. Elas são apenas uma parte integrante de um processo inbound marketing. Marketing de conteúdo, SEO, usabilidade e relacionamento com os utilizadores são conceitos que devem viver lado a lado com a sua estratégia de social media.