Google Indexa Agora Mais 466% de Tweets [Estudo]

Publicado por: Pedro Silva

Data Artigo 23-07-2015 12:30

Google Indexa Twitter

O Google está actualmente a indexar cerca de 466% mais tweets do que há 4 meses. Mas o mais interessante é perceber que tipo de utilizadores têm os seus tweets mais indexados, e porquê.

O Google está agora a indexar quase 5x mais Tweets do que há 4 meses, ainda assim a maioria esmagadora dos Tweets ainda não é indexada.

Se ainda não incluiu o Twitter na sua estratégia de marketing digital, talvez seja a altura certa para o fazer...

No início do ano Google e Twitter reactivaram a sua parceria, sendo que o Google voltou a "ganhar" acesso às publicações no Twitter. No entanto, análises iniciais mostraram que os Tweets estavam a ser indexados em muito baixo número, com apenas 0,6% em Fevereiro. Sobretudo a partir de Maio este número tem subido num ritmo muito mais acelerado.

Aumento Tweets Indexados

De Fevereiro a Junho a Stone Temple Consulting detectou um aumento de 466% no número de Tweets indexados nos primeiros 7 dias. Em Fevereiro, apenas 0.6% dos Tweets eram indexados e no mês passado esse número subiu para 3.4%. Estes números podem parecer gigantescos, mas é necessário colocá-los em perspectiva. Mais de 96% dos Tweets não são indexados.

Parece ainda existir uma tendência clara para que contas com um elevado número de seguidores tenham uma maior probabilidade de ter Tweets indexados. Essa tendência parece acentuar-se mais nas contas com um elevado “Social Authority”. No relatório completo da Stone Temple é demonstrado que a indexação pode não ter a ver exclusivamente com o número de seguidores, e que existe uma correlação entre elevados níveis de envolvimento e relacionamento (engagement) e a "autoridade" e indexação.

Aumento Tweets Indexados

Aumento Tweets Indexados

Para resultados mais detalhados pode consultar o estudo na Stone Temple Consulting.

Twitter em Portugal

Apesar de ser uma rede social ainda de relativa baixa implementação em Portugal, o Twitter começa a crescer no número de utilizadores, e no número de marcas que apostam na sua presença nesta plataforma. É também uma rede social importantissima se está a tentar exportar os seus produtos ou serviços, devido ao seu sucesso sobretudo em mercados de lingua inglesa.

  • Apesar do Twitter não revelar números por país, sabe-se que o total de utilizadores individuais na rede é de cerca de 302 milhões de utilizadores activos, com cerca de 500 milhões de tweets enviados diariamente.
  • Katie Lampe, directora de vendas do Twitter para a Europa, Médio Oriente e África, revelou recentemente que mais de metade dos utilizadores portugueses no twitter acede à sua conta pelo menos uma vez por dia, e que o mobile representa 80% dos acessos.
  • O Facebook continua em Portugal a ser a rede de maior sucesso com 4,29 milhões de pessoas a aceder à plataforma.
  • 26% dos portugueses usa smartphone para aceder às redes sociais entre as 13 e as 15 horas.
  • 11% considera que o facto de seguir ou ser fã de uma empresa ou marca nas redes sociais tem muita influência nas opções de compra da marca.

Algumas Dicas para Retirar o Melhor do Twitter

  • Use o Twitter como um elemento da sua estratégia global de Marketing Digital, e não como uma ferramenta isolada.
  • Use o Dashboard analítico do Twitter, para perceber o sucesso e nível de envolvimento com os seus seguidores. Consulte as instruções do Twitter sobre como activar esta funcionalidade.
  • Não publique apenas conteúdo seu, partilhe conteúdo relevante de outros utilizadores ou fontes de informação.
  • Perca tempo a relacionar-se com os seus seguidores e com aqueles que segue. Responda a tweets, publique com hashtags e menções a outros utilizadores.
  • Publique várias vezes por dia.
  • Use e abuse de fotografia e video.
  • Não utilize linguagem demasiado formal ou indirecta.
  • Não desespere pelo tempo que demora a subir o número de seguidores, nem utilize práticas abusivas e não naturais de obtenção de seguidores. Isto não trará retorno ao seu negócio. Apenas os seguidores que se ligam a si de forma natural interessam.

Métricas Twitter

Não encare nem o Twitter, nem as restantes redes sociais, como o motor do seu negócio online. Elas são apenas uma parte integrante de um processo inbound marketing. Marketing de conteúdo, SEO, usabilidade e relacionamento com os utilizadores são conceitos que devem viver lado a lado com a sua estratégia de social media.

ABC do Marketing Digital para PME

Autor: Pedro Silva

Webdesigner e Consultor Inbound Marketing. Trabalha essencialmente nas áreas do SEO, Design web e Usabilidade, ajudando os sites a atrair e converter. Gosta particularmente do estudo do comportamento e experiência do utilizador, e do mundo do SEO. Compreender o Google é obsessão, assim como tomar um bom café.

Descubra-me no:

Tópicos: Social Media Marketing, Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing