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A Internacionalização das PME Portuguesas e a Exportação

Written by Fernando Coimbra Lopes | 11-04-2012 23:09

Uma boa parte das empresas exportadoras Portuguesas, ainda vendem em mercados externos mais como consequência de um processo de crescimento baseado na resposta a consultas e pedidos concretos de empresas externas, do que em função de uma opção estratégica de internacionalização.

Muitos exportadores não efectuam qualquer tipo de promoção externa e a maior parte utiliza canais de distribuição de terceiros.

Em resposta a pressões da concorrência internacional com impacto no mercado interno e às limitações do próprio mercado doméstico, as PME exportadoras são obrigadas a tomaram rapidamente consciência dos benefícios sinergéticos decorrentes da necessidade de procedimentos e planeamento integrados e de uma estratégia global para a expansão dos seus negócios. O Marketing internacional entra na agenda.

Deve Usar Sistemas de Incentivos à INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PME?

Sistemas de incentivos como o Portugal 2020 tem ajudas para a exportação e internacionalização das PME, onde a luta costuma ser o acesso a novos mercados externos.

Com esses sistemas de incentivos pode: 

  • Atingir objectivos de crescimento e/ou de diversificação geográfica da base de negócios das empresas, alargando, com frequência, o ciclo de vida normal dos produtos e nivelando flutuações sazonais de produção.

  • Obter margens comerciais acrescidas, permitir o alargamento das bases de pesquisa, inovação e desenvolvimento de produto.

  • Aproveitar vantagens competitivas detidas e/ou explorar oportunidades de negócio existentes em nichos de mercado estrategicamente escolhidos que sustentam também a competitividade, a prazo, a nível interno.

  • Avanço na cadeia de valor do produto e procura de economias de escala, através da agregação de maior valor aos produtos/serviços fornecidos.

  • Acompanhar a internacionalização dos clientes.

  • Proteger os seus mercados naturais, fazendo face à concorrência internacional acrescida e criar massa crítica empresarial que permita os desejados aumentos de produtividade e competitividade.

Para exportar, tem de começar a gerir a sua marca e o que se diz sobre ela todos os dias. Pensar no conteúdo como o combustível que vai alimentar a sua empresa diariamente, via website, blogs, redes sociais, e por aí fora, este conjunto de ferramentas fazem parte do inbound marketing

Precisa de Ajuda?

Se pretende implementar estratégias de Inbound Marketing para ajudar o seu negócio a entrar em mercados externos, comece por pedir uma análise ao seu Marketing.