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O que é Inbound Marketing e Inbound Marketing Internacional?

Publicado por: Fernando Coimbra Lopes

Data Artigo 08-03-2016 11:00

O Inbound Marketing é por natureza um conceito "global", porque a forma como as pessoas pesquisam, interagem, consomem e compram mudou em todo o mundo. Inbound marketing digital internacionalHoje vamos ver como usar o poder do marketing inbound para atrair o tráfego internacional e construir uma audiência global. Para dominar esta arte, vai precisar de perceber quais as ferramentas de marketing digital que pode usar para atrair estrangeiros como visitantes do seu site, e que ferramentas usar para converter esses visitantes em leads primeiro e em clientes depois.

Se tiver conteúdo de qualidade que resolva os problemas que pela sua natureza são universais, as pessoas de todo o mundo vão encontrar esse conteúdo e pode começar por converter essas pessoas (e, eventualmente, alimentá-las) até serem clientes. Vejamos alguns conceitos base para saber como atingir um público internacional com os esforços de marketing inbound internacional.

O que é Inbound Marketing Digital

O marketing inbound é uma estratégia eficiente, e uma metodologia mais que provada, para, através de conteúdo de qualidade, atrair os clientes ideais para a sua empresa.

Num mundo com excesso de informação e escassez de atenção, além do crescimento do papel da Internet na vida quotidiana e profissional de todos nós, os métodos de marketing inbound, como o marketing de conteúdo, os blogs, o Search Engine Optimization (SEO) e o social media, entre outros, preenchem cada vez mais as necessidades, problemas e interesses das pessoas pelo mundo fora e, eventualmente, atraem clientes para o ecossistema do seu negócio.

O Marketing Digital Foi o Começo

O marketing digital tem vindo a tomar o mundo de assalto há uns 10 anos. Porquê? Tem sido óbvio, que os antigos métodos de marketing outbound (como a participação em feiras, o cold-call, o telemarketing, a publicidade etc.) não produzem os resultados e o ROI satisfatórios de outros tempos.

Com as novas tecnologias, os dispositivos móveis, as ferramentas da Google e a mudança dramática no comportamento de compra dos consumidores, foi necessária uma transformação na forma de executar o marketing e as vendas.

Podemos então dizer que a revolução digital levou os profissionais de marketing a explorar outras formas de promover o negócio com marketing digital, mas essa mesma revolução levou a uma alteração profunda dos comportamentos de compra que levaram ao marketing inbound. 

Nasceu o Inbound Marketing

Em 2005, Brian Halligan, da HubSpot deu-lhe o nome Inbound Marketing, um termo que se tornou sinónimo do conceito de "marketing de permissão" anteriormente explorado por Seth Godin.

Esta abordagem tira proveito da nova era do marketing digital em que a internet actua como o principal ambiente para atrair, converter, conquistar e fidelizar clientes. Na sua essência é o conceito de marketing de conteúdo e a capacidade de organizações e indivíduos para criar e partilhar conteúdo significativo, e desenhado para atrair clientes ideais (as personagens do comprador).

Não foi assim à tanto tempo, todos nós nos lembramos das tradicionais organizações de vendas, que foram desenhadas para colocar a sua mensagem no exterior de forma agressiva, somando cold-calls e a marcar reuniões em massa com prospects não preparados.

Hoje, o marketing inbound representa a mudança das empresas do "tentar encontrar clientes" para "serem encontrados por potenciais clientes qualificados" que - tendo dado os seus dados pessoais de livre vontade - indicam que estão dispostos a ser contactados e ajudados.

O que é marketing inbound internacional?

Como vimos, o marketing inbound é, por natureza, um conceito "global" porque é alimentado pela Internet e vive online. Este marketing internacional é uma metodologia com provas dadas tanto para empresas B2B como B2C, que procuram atrair mais tráfego da web, gerar leads de qualidade e aumentar as vendas internacionalmente, usando estratégias de marketing inbound.

Com um inbound marketing internacional bem implementado, os gestores vão ter uma visão global sobre o negócio na forma de Closed-Loop-Marketing.

A inovação nos negócios é frequentemente mais relevante na implementação que consiga fazer destes processos do que própriamente no produto. Decida onde vai fazer a próxima feira, se na Alemanha, se no Mundo.

Ver Video Inbound Marketing para Totós

Autor: Fernando Coimbra Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

Tópicos: Exportação e Internacionalização

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