O aparecimentos dos tablets e dos smartphones alterou por completo este paradigma, obrigando o utilizador a habituar-se ao scroll e permitindo aos webdesigners pensar em novos formatos de página com espaços verticais muito superiores. Mas terá isto alterado a importância do above the fold?
Não! Não só continua a ser um espaço fundamental, como temos agora de nos preocupar em apresentar o conteúdo certo para encorajar o scroll e prosseguir na leitura da página. Afinal o utilizador tem pouco tempo e pouca paciência para descobrir se vale a pena continuar a visualizar a sua página.
No processo de design ou redesign de um website é preciso pensar com algum cuidado e criatividade no tipo de conteúdo a apresentar, e na forma de o apresentar. Numa perspectiva de inbound marketing, é essencial!
É simples, porque o utilizador tem cada vez menos paciência e dá menos segundos de atenção ao seu site. A decisão de continuar a navegar vai depender e muito do valor do conteúdo que vê mal entra na página. Naturalmente que o scroll se tornou natural, mas é cada vez mais necessário estimular esse comportamento, em vez de esperar que surja naturalmente. E apesar da maioria dos utilizadores fazer scroll a verdade é que grande parte da atenção que dedica a uma página está no espaço above the fold como é indicado num estudo de Jakob Nielsen.
Obviamente que não. A habituação aos dispositivos móveis trouxe uma pequena revolução na forma como navegamos na internet. O scroll tornou-se um movimento natural. Não devemos de forma alguma ter receio de construir páginas que cresçam verticalmente. Mas isto não quer dizer que o estímulo para continuar a ler a página deva ser descartado. E provavelmente esse estimulo, se feito da forma correcta, terá como consequência um aumento na probabilidade de conversão/contacto. Estamos a guiar o utilizador para o serviço que ele pretende, dando a informação certa para a sua decisão.
Coloque-se no lugar dos seus potenciais clientes. O que o fará decidir se vale ou não a pena continuar a ler a sua página? Antes de mais precisa de uma proposta de valor clara e apelativa. Precisa de dar ao utilizador uma descrição exacta do que pode obter nessa página.
Não exagere na quantidade de informação ou elementos visuais. Isto não acrescenta valor à sua oferta e pode até complicar o processo de decisão. Use um botão de acção para levar o utilizador até ao degrau seguinte no processo de conversão. E muito importante, não engane o utilizador. A mensagem deve corresponder exactamente ao que o utilizador vai encontrar no passo seguinte.
Com a multiplicidade de dispositivos torna-se quase impossível definir uma altura ao pixel. Por isso mesmo veja e reveja as estatísticas do seu site, analise as resoluções de monitor mais usadas pelos seus visitantes e optimize as páginas de forma a que a grande maioria tenha a melhor experiência de visualização. Precisa de ajuda? Use esta ferramenta online Screenfly, e faça um teste ao seu site em diferentes resoluções.
Não se esqueça também da importância de ter um site responsive, que se comporte visualmente bem nos diferentes dispositivos. Adequando o conteúdo e o seu layout de acordo com as diferentes resoluções. Uma boa solução é usar o Hubspot COS, que por defeito constroi os seus sites de forma responsive.
Se está à espera que a generalidade dos visitantes faça sempre scroll das suas páginas é bem provável que esteja a perder negócio. É bem provável também que não esteja a fazer o mais importante de todos os testes de usabilidade, dar a palavra ao utilizador verificando os seus comportamentos. Existem várias formas de encorajar o utilizador a continuar a leitura, vamos ver algumas.
Indique que existe mais conteúdo relevante para ler:
Use titulos descritivos e com boa leitura:
Não coloque demasiada informação, estimule a acção com frases apelativas e que resumam o valor da informação na página:
Se está a pensar em criar ou redesenhar o seu site não se esqueça de ter estes aspectos em conta.
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