Website e WebDesign

A importância do Above the Fold no Design do Site

O design do website Above The Fold continua a ser essencial para aumentar a conversão e diminuir as taxas de abandono do seu site.


Design Above The FoldDurante muitos anos existiu uma tendência nos sites de colocar o máximo de informação above the fold, incluindo toda a informação que queriamos que o utilizador absorvesse e todas as áreas relevantes do nosso site.

O aparecimentos dos tablets e dos smartphones alterou por completo este paradigma, obrigando o utilizador a habituar-se ao scroll e permitindo aos webdesigners pensar em novos formatos de página com espaços verticais muito superiores. Mas terá isto alterado a importância do above the fold?

Não! Não só continua a ser um espaço fundamental, como temos agora de nos preocupar em apresentar o conteúdo certo para encorajar o scroll e prosseguir na leitura da página. Afinal o utilizador tem pouco tempo e pouca paciência para descobrir se vale a pena continuar a visualizar a sua página.

O que é o "above the fold"?

Websites ResponsiveApesar de ser um termo originalmente usado no jornalismo para descrever a metade superior duma capa de jornal, rapidamente foi adoptado pelo webdesign e pelos estudiosos de usabilidade na internet. Neste ambiente web, above the fold refere-se à parte da página que é visível sem ser necessário efectuar scroll. Naturalmente que com a variedade de resoluções (entre dispositivos móveis e desktops) e o aparecimento do responsive design (sites que adequam a apresentação à resolução do browser/dispositivo) é impossível definir uma medida standard.

No processo de design ou redesign de um website é preciso pensar com algum cuidado e criatividade no tipo de conteúdo a apresentar, e na forma de o apresentar. Numa perspectiva de inbound marketing, é essencial!

Mas afinal porque é importante?

É simples, porque o utilizador tem cada vez menos paciência e dá menos segundos de atenção ao seu site. A decisão de continuar a navegar vai depender e muito do valor do conteúdo que vê mal entra na página. Naturalmente que o scroll se tornou natural, mas é cada vez mais necessário estimular esse comportamento, em vez de esperar que surja naturalmente. E apesar da maioria dos utilizadores fazer scroll a verdade é que grande parte da atenção que dedica a uma página está no espaço above the fold como é indicado num estudo de Jakob Nielsen.

above-the-fold-2

Quer isto dizer que ninguém faz scroll sem ser "convencido" a isso?

Obviamente que não. A habituação aos dispositivos móveis trouxe uma pequena revolução na forma como navegamos na internet. O scroll tornou-se um movimento natural. Não devemos de forma alguma ter receio de construir páginas que cresçam verticalmente. Mas isto não quer dizer que o estímulo para continuar a ler a página deva ser descartado. E provavelmente esse estimulo, se feito da forma correcta, terá como consequência um aumento na probabilidade de conversão/contacto. Estamos a guiar o utilizador para o serviço que ele pretende, dando a informação certa para a sua decisão.

Elementos essenciais do Website

Coloque-se no lugar dos seus potenciais clientes. O que o fará decidir se vale ou não a pena continuar a ler a sua página? Antes de mais precisa de uma proposta de valor clara e apelativa. Precisa de dar ao utilizador uma descrição exacta do que pode obter nessa página.

Não exagere na quantidade de informação ou elementos visuais. Isto não acrescenta valor à sua oferta e pode até complicar o processo de decisão. Use um botão de acção para levar o utilizador até ao degrau seguinte no processo de conversão. E muito importante, não engane o utilizador. A mensagem deve corresponder exactamente ao que o utilizador vai encontrar no passo seguinte.

Design Above The Fold

Como Desenhar um site para o Above the Fold

Com a multiplicidade de dispositivos torna-se quase impossível definir uma altura ao pixel. Por isso mesmo veja e reveja as estatísticas do seu site, analise as resoluções de monitor mais usadas pelos seus visitantes e optimize as páginas de forma a que a grande maioria tenha a melhor experiência de visualização. Precisa de ajuda? Use esta ferramenta online Screenfly, e faça um teste ao seu site em diferentes resoluções.

Não se esqueça também da importância de ter um site responsive, que se comporte visualmente bem nos diferentes dispositivos. Adequando o conteúdo e o seu layout de acordo com as diferentes resoluções. Uma boa solução é usar o Hubspot COS, que por defeito constroi os seus sites de forma responsive.

Como encorajar o scrolling?

Se está à espera que a generalidade dos visitantes faça sempre scroll das suas páginas é bem provável que esteja a perder negócio. É bem provável também que não esteja a fazer o mais importante de todos os testes de usabilidade, dar a palavra ao utilizador verificando os seus comportamentos. Existem várias formas de encorajar o utilizador a continuar a leitura, vamos ver algumas.

Indique que existe mais conteúdo relevante para ler:

Exemplo Above the Fold

Use titulos descritivos e com boa leitura:

Exemplo Above The Fold

Não coloque demasiada informação, estimule a acção com frases apelativas e que resumam o valor da informação na página:

Exemplo Above the Fold

Se está a pensar em criar ou redesenhar o seu site não se esqueça de ter estes aspectos em conta.

Ideias Chave a Reter:

  • O espaço da página above the fold continua a ser essencial para agarrar a atenção do utilizador para a sua marca ou produto.
  • Em cada página pense no conteúdo certo para aparecer above the fold. O que pode encorajar o seu potencial cliente a perder tempo a fazer scroll da página.
  • Verifique regularmente as estatísticas do seu site, observando as resoluções de ecrã mais usadas e a sua evolução.
  • Indique muito claramente o que pode o utilizador obter se continuar a ler a página ou clicando no botão de acção.
  • Encoraje o scroll da página em vez de esperar que este surja naturalmente.
  • Construa um site para equipamentos móveis e não só - responsive.
  • Se acha que os utilizadores têm paciência para ler todo e qualquer conteúdo que coloca numa página... é bem provável que esteja a perder tempo e dinheiro!

Precisa de ajuda? carregue no botão a seguir, preencha o formulário e vamos conversar sobre o seu negócio. Se ainda acha que ainda não é a altura, mantenha-se informado e receba actualizações por email. 

Criação - Redesign de Sites

Achou Interessante? Receba Actualizações no eMail!

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.