4 Novos Momentos Que Qualquer Profissional de Marketing Deve Conhecer

Conheça os 4 micro momentos que qualquer profissional de marketing deve conhecer


Email___Dez.pngO meu filho com 6 anos, ao comentário "não sei se amanhã dá para ir à praia" respondeu, "Pai, vê no telefone". De facto, todos nós transportamos nos bolsos mais que meros telefones, a maioria traz consigo verdadeiros computadores que fazem muito mais que chamadas.  

Se dúvidas há quanto à forma como usamos os telefones vejamos o gráfico das aberturas do nosso recente email de boas festas...56% foram abertos em equipamentos móveis. 

Agora, do ponto de vista do comprador, fazemos muito mais do que ver o tempo, interagir com SMS´s, com emails, com as redes sociais. etc. Voltamo-nos para os nossos telefones com a intenção e à espera que as marcas ofereçam respostas imediatas. 

O comportamento dos consumidores e as expectativas mudaram para sempre, e o móvel é um dos grandes responsáveis. 

É nestes 4 momentos descritos pela think with Google: É nos momentos eu-quero-saber, eu-quero-ir, eu-quero-fazer, e eu-quero-comprar que as decisões são tomadas e as preferências são moldadas.

Momentos Eu-Quero-Saber

Quer saber onde é? quando? como? quanto? o que faz? qual o melhor?... pergunta ao Google. 

  • 65% dos consumidores on-line procuram mais informações online agora do que há uns anos atrás
  • 66% dos utilizadores de smartphones viram-se para os telefones para procurar algo que viram num Anuncio na TV

Momentos Eu-Quero-Ir

Quem não passou já pela situação em que num grupo de pessoas, à pergunta onde vamos jantar ou beber um copo, alguém (ou várias pessoas) vai ao smartphone e "voilá" aqui estão as opções. As pesquisas com as palavras "perto de mim" ou com o nome da localidade são cada vez mais.

  • 82%  dos utilizadores de smartphones usam um motor de busca quando procuram um negócio local
  • 2X aumento do interesse na pesquisa "perto de mim" no ano passado
  • 50% dos consumidores que realizam uma pesquisa local no smartphone visitam uma loja nas 24 horas seguintes, e 18% desses acabam por comprar

Momentos Eu-Quero-Fazer 

Sabe como fazer aquele avião de papel? ou a receita de uma massa vegetariana? Eu não sei, mas fui recentemente obrigado a fazer ambas as coisas num mesmo dia. Entrei em pânico? De imediato sim, porque são coisas que levam o seu tempo a saber, por outro não, porque tenho o Google e estou à espera que ele tenha as respostas. 

  • Mais de 100 Milhões de horas de conteúdo "como" foram vistas no YouTube em 2015.
  • 91% dos utilizadores de smartphones, quando realizam uma tarefa, viram-se para os smartphones à procura de ideias.
  • 67% da geração millennial acha que pode encontrar um vídeo do YouTube sobre qualquer coisa que queiram aprender.

Fazer pesquisas como: "como fazer um nó de gravata" ou outras que não admitimos sequer que fizemos, tornou-se uma vulgaridade.

Momentos Eu-Quero-Comprar

Os consumidores actuais estão constantemente ligados e isso faz com que estejam a comprar 24 horas por dia. Qualquer pesquisa pode ser uma oportunidade de ajudar um potencial cliente a avançar no processo de compra.

  • 82% dos utilizadores de smartphones consultam os telefones quando estão numa loja a decidir o que comprar.
  • 29% aumentam as taxas de conversão no móvel em o ano.

Conclusão

Os equipamentos móveis mudaram para sempre as expectativas que temos relativamente às marcas. A viagem dos consumidores foi dividida em centenas de micro-momentos guiados em tempo real pela intenção de comprar. Cada um desses momentos é uma oportunidade crucial para as marcas moldarem as decisões e preferências dos potenciais clientes.

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