Exportação e Internacionalização

Fabricar e Exportar Calçado: Tradição Já Não É o Que Era

Veja como Fabricar e Exportar Calçado tem sido uma actividade com uma pujança fora de série


exportação calçado.pngEste artigo tem duas funções – a primeira é, de forma macro e simples, caracterizar o potencial exportador de um sector tradicional que se transformou, e continua em transformação, nos últimos 15 anos; a segunda é alertar para uma maximização de todo um potencial ainda pouco utilizado em termos de exportação e amplificação do “branding” que encerra.

Apesar das dificuldades que este sector defrontou (anos 90 principalmente…e com a abertura da China à OMC em 2001), continua a ser uns dos mais importantes sectores de actividade económica portuguesa, quando analisado em termos do número de empresas, do emprego, da produção industrial e sobretudo do comércio externo.

Exportar Calçado

A indústria do calçado é um sector eminentemente exportador – as exportações representam mais de 95% do volume de negócios total das empresas portuguesas. A associação mais representativa do sector, APICCAPS, conjuntamente com o centro tecnológico, tem nestes números um papel dinamizador muito relevante e que merece ser referenciado.

O ano de 2015 encerrou com o brilhante número de 1.9 mil milhões de euros de valor monetário exportado!

calçado exportação.png

Se me permitem, voltemos aos anos 90 para fazer um pouco de história - na realidade, no volume total das exportações nacionais da época estava reflectido um valor acrescentado muito baixo (quando comprado com outros players mundiais – Itália, Espanha e outros). Da totalidade dos produtos produzidos no sector por Portugal, só 5% tinham marca própria, contrastando com 78% de Itália e 50% de Espanha, que já desde 1988 optaram claramente por deslocalizar a produção para países vizinhos de mão-de-obra barata, exportando depois moda para os mercados consumidores do hemisfério norte e outros com elevadas mais-valias.

Da Exportação à Internacionalização

E hoje, nos últimos 10/15 anos, como é? – uma revolução quase silenciosa tomou conta do sector. A presença concentrada da indústria nacional em actividades de produção deu um salto significativo, subindo na cadeia de valor e na criação de marca. O private label de outros tempos continua (vale hoje uns 70%), mas a valores bem mais baixos em peso na produção global, estratégia que os números de hoje provam ter sido a mais acertada. O foco passou a ser no valor acrescentado, nas actividades de branding, design, distribuição grossista e retalhista. Hoje a exportação de marca situa-se nos 30% (os estudos aponta para valores entre os 20 e os 50%, não sendo consensual).

“A indústria portuguesa de calçado criou mais de 340 marcas ao longo da última década” - APICCAPS

As previsões do sector coincidem na trajetória expansionista. Até 2020, a fileira vai investir 70 milhões euros na sua internacionalização e quer garantir um crescimento de 25% nas exportações, para os 2,5 mil milhões de euros. O passado recente, como referimos, ajuda a perceber este desígnio: desde 2009, as exportações da fileira cresceram 54%, para 1,9 mil milhões de euros; No mesmo período, Itália, considerada a principal concorrente, viu as vendas de calçado ao exterior crescerem apenas 14%.

Alguns números: 152 é o número de países para onde as empresas de calçado estão a exportar; A fileira exporta 95% do que produz; 160 milhões de euros é o valor a investir pela fileira até ao final da década no processo de internacionalização (70 milhões euros), inovação e qualificação; 12% é a quota das vendas fora da Europa, o objetivo é atingir 20% em 2020; o mercado francês, que vale 400 milhões de euros, caiu em 2015; as vendas para os EUA aumentaram 55% em 2015 quando comparado com o período homologo (60 milhões de euros); 79 milhões de pares de sapatos exportados.

“Entre o trabalho para private label (insígnias de clientes) e a marca própria, os ganhos de valor chegam por vezes a 500%!”

exportação calçado.png

Portugal só poderá competir pela diferenciação, isto é, criatividade, design, marca, e serviço orientado para as necessidades do retalhista e sensibilidade do consumidor, know-how especifico adquirido por via da experiência e modelos de comunicação que amplificam e “musculam” o posicionamento desejado. Fazemos notar que o valor médio de venda do par de sapatos simplesmete duplicou na última década, de 12 usd para 31,88 usd. Este é claramente o caminho certo!

“31,88 usd é o preço médio do calçado português à saída da fábrica, um valor só ultrapassado por Itália (50 dólares). Na China, que responde por 65% da produção mundial de calçado, o preço por par é de 4,4 dólares”

A internacionalização é fundamental como base de suporte da competitividade no mercado global da diferenciação. E como entra aqui o inbound marketing? Entra pelo desenvolvimento de todo um pipeline de marketing e vendas, que inclui campanhas de imagem, de reposicionamento, planos de comunicação personalizados que permitam educar o cliente (trabalhar a mente do consumidor) – mais especificamente, a marca e as experiências que nos colocam no “top of the mind” de quem compra num segmento-alvo médio/alto e alto/alto que queremos atingir.

Aquilo em que nos devemos focar é mesmo isto: ajudar, por vários canais de distribuição e na forma como nos relacionamos com o cliente fazendo do calçado, “…uma indústria jovem, sexy, moderna e voltada para o futuro, que alia a tradição às tecnologias de ponta, o "saber-fazer" ao melhor design de sempre…”, APICCAPS.

A maior concentração de investimento em promoção continua ainda a ser em feiras como a MICAM, que decorre em Milão/Itália - a maior do mundo para o sector do calçado. Embora existam outras como, por exemplo, a PITTI UOMO.

Numa óptica de vendas off-line reúnem-se expositores e compradores de todo o mundo, talvez o palco ideal para as empresas portuguesas, mas será o único modelo de internacionalização? Existirão outros que poderiam baixar estes investimentos e trazer melhores resultados aumentado o ROI da participação?...libertando meios para maiores investimentos em branding, diversificação de mercados e de novos nichos de compra.

Para o leitor, que é um industrial ou profissional do sector do calçado, que acredita em novos modelos de abordagem aos mercados externos, em novas formas de fazer o que toda a gente está a fazer, peça uma avaliação do seu marketing. Não acredite em soluções milagrosas.

New Call-to-action

Fontes do artigo: “Facts and numbers”, portuguese shoes, APICCAPS

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.