Ou a equipa de marketing se sente frustrada porque está a gerar um monte de leads, que as vendas teimam em não fechar. Estarão as vendas a cumprir a sua função?
Ou a equipa de vendas se sente frustrada devido à quantidade de chamadas telefónicas de follow-up que faz para leads sem interesse. Estará o marketing a atrair as pessoas erradas?
Esta perseguição entre os departamentos de marketing e vendas é bem idêntica aos desenhos animados, e uma vez que não se trata de entretenimento, além de não servir o propósito de nenhum deles, torna-se um verdadeiro desperdício de tempo e recursos para todos.
Arrisco-me a dizer que mais que quaisquer outros departamentos, nos dias que correm, a integração entre Marketing e Vendas pode definir o virar de página para o mundo competitivo em que vivemos. É o mundo SMarketing.
É este "departamento" de SMarketing que deve definir o que é para a empresa uma lead qualificada, para que o marketing possa comunicar de forma mais eficaz com eles, e as vendas terem assim um conjunto de prospects qualificados para trabalhar.
O alinhando das equipas de vendas e marketing é fundamental para que se consiga gerar leads de mais alta qualidade, e prontas as vendas.
O SMarketing em quatro fases:
Garantir o alinhamento das vendas e do marketing vai dar à sua equipa de marketing uma direcção mais orientada e entregar à equipa de vendas, leads de mais alta qualidade.
Afinal, a última coisa que quer é que a sua equipa de vendas desperdice tempo ao telefone com leads não qualificados.