Salesforce.com

Vendas, Marketing e o Jogo do Gato e do Rato

Afinal, a última coisa que quer é que a sua equipa de vendas desperdice tempo ao telefone com leads não qualificados.


Gato e ratoRecentemente ao observar o prazer com que o meu filho de 6 anos via as eternas disputas entre Tom e Jerry, Papa Léguas e Coiote, apercebi-me que também nós temos como demasiado comum em muitas das empresas um de dois cenários:

Ou a equipa de marketing se sente frustrada porque está a gerar um monte de leads, que as vendas teimam em não fechar. Estarão as vendas a cumprir a sua função?

Ou a equipa de vendas se sente frustrada devido à quantidade de chamadas telefónicas de follow-up que faz para leads sem interesse. Estará o marketing a atrair as pessoas erradas?

Esta perseguição entre os departamentos de marketing e vendas é bem idêntica aos desenhos animados, e uma vez que não se trata de entretenimento, além de não servir o propósito de nenhum deles, torna-se um verdadeiro desperdício de tempo e recursos para todos.

Arrisco-me a dizer que mais que quaisquer outros departamentos, nos dias que correm, a integração entre Marketing e Vendas pode definir o virar de página para o mundo competitivo em que vivemos. É o mundo SMarketing.

É este "departamento" de SMarketing que deve definir o que é para a empresa uma lead qualificada, para que o marketing possa comunicar de forma mais eficaz com eles, e as vendas terem assim um conjunto de prospects qualificados para trabalhar.

O alinhando das equipas de vendas e marketing é fundamental para que se consiga gerar leads de mais alta qualidade, e prontas as vendas.

O SMarketing em quatro fases:

  1. Definir relatórios integrados - Todas as suas iniciativas de marketing têm um custo. Cada post do blog, e-book, e página que o seu eventual cliente visite teve um custo de produção. Para garantir que está a executar uma campanha rentável, é fundamental que consiga identificar o seu custo por lead para alocar os seus recursos de forma mais eficaz.
  2. Definir qualidade das leads - Para que a equipa de vendas possa fechar mais negócios, ela precisa de leads mais qualificados. Para que o marketing possa criar o conteúdo necessário para gerar leads qualificados, eles precisam de saber no que é que esses leads estão interessados. Ambas as equipas devem ser envolvidas na definição dos leads qualificados e do perfil de clientes da empresa.
  3. Definir as fases do funil de vendas - É importante tanto para as equipas de marketing como de vendas perceber completamente as fases do funil de vendas da empresa, bem como as iniciativas de marketing e de vendas a seguir.
  4. Implementar classificação de leads - A equipa de vendas deve marcar todos os leads como qualificado ou não qualificado num CRM como o Salesforce.com. Isto vai permitir que toda a equipa de vendas tenha uma agenda sobre que leads trabalhar para seguir em frente.

Garantir o alinhamento das vendas e do marketing vai dar à sua equipa de marketing uma direcção mais orientada e entregar à equipa de vendas, leads de mais alta qualidade.

Afinal, a última coisa que quer é que a sua equipa de vendas desperdice tempo ao telefone com leads não qualificados.
 

  

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.