Como Optimizar O SEO do Website Para o Marketing (Parte 1)

Publicado por: Fernando Lopes

Data Artigo 26-09-2013 15:06

Falei num artigo anterior sobre a escolha das keywords para o website, hoje vamos ver como pode melhorar a probabilidade do seu website ganhar ranking nessas keywords. Essa é uma táctica que se designa por Search Engine Optimization (SEO), ou optimização para motores de pesquisa.

seo marketing

Se quer ser encontrado, tem de pensar em fazer alguma coisa para aparecer na primeira página ou nos primeiros – poucos - resultados do motor de pesquisa para as suas palavras-chave.

Segundo sugestão da própria Google, deve desenhar o seu website para os seus visitantes, e não para os motores de pesquisa. Este é um principio que deve manter sempre presente, por isso, se quer optimizar o seu website, vale a pena saber um pouco mais sobre SEO.

O Que Deve Saber Sobre SEO

O SEO pode ser dividido em duas categorias: on-page SEO e off-page SEO.

On-page SEO

É a qualidade com que o conteúdo do website é apresentado aos motores de pesquisa. Normalmente este pode ser melhorado de imediato.

Off-page SEO

É a “autoridade” geral do website na web, que é determinado pelo que os outros websites dizem sobre o seu. Isto já leva mais algum tempo a melhorar.

Mesmo assim, apesar de o on-page SEO representar só cerca de 25% de como os motores de pesquisa pontuam o ranking do seu website, uma vez que pode ser melhorado rápidamente, vale a pena ser o primeiro a abordar.

Teste o SEO do Seu Website Com o Marketing Grader

Para descobrir se o seu website está bem optimizado, corra a ferramenta de SEO grátis da HubSpot, Marketing Grader. Esta ferramenta analisa o website e dá-lhe uma pontuação geral entre 0 e 100. Quanto maior a pontuação, mais eficaz é o SEO. Esta pontuação é baseada numa escala percentual, o que quer dizer que se a sua pontuação for de 54, o seu website se classificou melhor que 54% dos milhões de websites que o Website Grader analisou. Para a optimização on-page, a fatia mais relevante do Search Engine Optimization volte a este blog na próxima semana.

Não fique desencorajado se a pontuação for baixa. Se for esse o caso, com um pouco de trabalho no SEO on-page do seu website, provavelmente pode ter uma nova oportunidadda.

Se quer por pés ao caminho de imediato, peça ajuda aqui!

New Call-to-action

Autor: Fernando Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

Descubra-me no:

Tópicos: Marketing de Conteúdo