O objectivo de qualquer responsável de marketing moderno, perante qualquer peça de conteúdo, é perceber como ela se encaixa para melhorar o desempenho, em todo o processo de compra do cliente, logo desde a sua "infância".
Como os posts de blog desempenham um papel demasiado importante para qualquer profissional de marketing, vamos ver como um consultor de inbound marketing analisa um post de blog.
Neste caso real, vamos analisar um post de blog da Tetribérica. A empresa actua no ramo do merchandising corporativo e moda B2B.
A Tetribérica apoia grandes marcas de moda em todo o processo desde a criação do conceito e design até à concepção de peças de vestuário textil. Fala com um nicho de profissionais muito ocupados e solicitados.
Claro que, um blog pode (e deve) ter objectivos diferentes em cada um dos posts. Mas, o post mais completo tem o formato apresentado neste gráfico da socialtriggers.com.
Sem me alongar mais, vamos directos a uma análise genérica do post:
Que lhe parece?
Tem bom aspecto, parece uma excelente forma de colocar uma imagem e desafiar uma audiência a reagir, certo?
Estou a olhar para o post, com o olhar critico de um consultor de inbound marketing ou SMarketing numa análise a post de blog. Para nós, um post pode ser sempre melhorado, e é nas métricas que nos deliciamos a ver como as coisas podem sempre ser melhoradas.
Dito isto, diria que me parece que este post cumpre razoavelmente bem a função para a qual foi desenhado, e iria olhar para o seguinte:
Independentemente do sucesso que esteja a ter, a pergunta é sempre se o post pode contribuir um pouco mais para outras melhorias de mais longo prazo? Pontos que aconselho a rever:
Não está certo sobre como por o blog ao serviço do seu negócio? Fale com um consultor inbound marketing e reposicione o seu conteúdo para vender mais e ter um verdadeiro negócio SMarketing.