Exportação e Internacionalização

Como Desenvolver Uma Oferta de Marketing de Exportacão ( e não só)

Na Exportação a criação de ofertas de marketing que cheguem ao publico certo é de extrema importância para uma campanha de exportação eficiente.


Exportar mais, ou internacionalizar um negócio pressupõe a passagem de uma mensagem a um público cada vez mais disperso em termos geográficos, empresariais e sociais.

A criação de ofertas de marketing que cheguem ao publico certo, assume assim extrema importância para uma campanha de marketing de exportação eficiente

Num post anterior vimos como começar a desenhar uma campanha de marketing envolvente. Hoje vamo-nos centrar no desenvolvimento da campanha.

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Como Desenvolver uma Oferta de Marketing de Sucesso

Estar constantemente a apresentar novos conteúdos pode não ser a melhor opção.

No processo de optimização e criação de conteúdo, há uma mensagem passada constantemente ao departamento de marketing - "devem pensar sempre como um potencial cliente". É um excelente concelho, mas afinal o que quer isso dizer exactamente? Como é que eu penso como um potencial cliente?

À imagem por exemplo do director de uma revista ou jornal, os profissionais de inbound marketing devem ter uma fotografia exacta do seu público-alvo, para criar conteúdo que vá de encontro às necessidades específicas desse público.

Quais os clientes e publico alvo ideal? Quais as suas maiores dúvidas, necessidades e interesses? Por onde é que eles andam, como podemos chegar até eles – nas redes sociais, motores de pesquisa ou blogs? – que tipo de conteúdo preferem? São estas as perguntas que vão ajudar a desenvolver a “buyer Persona” ou cliente-alvo.

As Fases do Processo de Compra

O conteúdo tem um papel fundamental nas diversas fases do processo de inbound marketing, tanto para gerar confiança na sua empresa, como para ajudar a converter os leads em clientes.

Acontece que, muito frequentemente, o conteúdo a utilizar para atingir cada um destes objectivos se revela muito diferente em cada uma das etapas a seguir:

1. Sensibilização

É aqui que o Lead ou potencial cliente, fica familiarizado com a sua empresa, ou tem uma clara consciência da necessidade dos seus produtos/serviços

2. Pesquisa/Educação

Aqui, o “prospect” identificou um problema e investiga as possíveis soluções, incluindo os seus produtos/serviços.

3. Comparação/Validação

Aqui, o potencial cliente analisa as diferentes opções e começa a diminuir a lista de potenciais fornecedores e opções.

4. Compra

É aqui que o potencial cliente toma a decisão final. Decide a quem vai comprar!

Qual o Conteúdo que Atrai Tráfego e Leads?

Para efeitos do lançamento de uma campanha de marketing poderosa, vai ter de se concentrar na primeira fase - a criação de confiança/consciência através do conteúdo de marketing. Isto significa que a oferta de marketing precisa de atrair uma “montanha” de tráfego, e gerar novas oportunidades de negócio.

Existem diferentes tipos de formatos de conteúdo e temas que pode utilizar para atingir os objectivos. 

Encontrar o Conteúdo Adequado

Para encontrar os tópicos de conteúdo que captem melhor a atenção do seu público-alvo, deve olhar para os dados do passado, aqueles que tem acesso real.

Por exemplo, dos artigos que publicou do blog quais os mais populares? Quais as páginas mais visitadas do website? Se tem um histórico, faça com que ele conte para melhorar o desempenho, pois ele pode indicar a direcção do seu marketing.

Se não tem acesso a análises de marketing que lhe proporcionem este tipo de informação, procure nos motores de pesquisa.

Inbound Marketing Multimedia

Encontrar o Formato Adequado

Os conteúdos podem ser criados em formatos muito diferentes, desde conteúdo baseado em texto como “white papers”, relatórios, ebooks, mas também conteúdo de media como webinars, vídeos e entrevistas em áudio.

Pode começar por gerar uma sessão de “brainstorm” interna, para fazer aparecer as ideias criativas para os diferentes formatos de conteúdo que possa vir a produzir, é importante que este novo conteúdo coincida com as necessidades e preferências do seu público-alvo. 

Faça uma revisão às suas páginas da aterragem. Será que a oferta de um webinar resulta melhor que a de um ebook? Se a taxa de conversão de um tipo de formato é menor do que a média, a oferta de marketing não é suficientemente atraente para o seu público. Se tem uma ideia exacta de qual o tipo de formato para o seu negócio, então deve-o usar para construir a sua campanha de marketing.

Num próximo artigo, continuaremos a desenvolver este tema. Se gostou receba por email actualizações do nosso blog (1 a 2 por semana). Se nos quiser deixar um comentário na caixa abaixo, é bem-vindo. 

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