Pesquisa Google - História das Mudanças ao Algoritmo [Infográfico]

As alterações ao algoritmo de pesquisa google a gerir usando serviços de SEO, para domar o Penguin, Panda, Hummingbird


google-homepage-1997Quando apareceu no final dos anos 90, o motor de pesquisa Google não era propriamente bom.

Nesta altura, os motores de pesquisa eram pouco mais que máquinas de keyword-matching e contadoras de links.

Nos últimos anos são muitos os consultores a vender serviços que garantem "colocar o seu website no primeiro lugar do resultado de pesquisa".

Se desconfia da veracidade destas afirmações -e com bons motivos -  veja a seguir como o motor de pesquisa da Google tem evoluído.

SEO é Mais Que Google Marketing

Normalmente vendidos como serviços de SEO, eles deviam evoluir com as actualizações como a Penguin, Panda, Hummingbird, etc. O SEO em portugal não é diferente.

Basicamente, para fazer subir o ranking nos resultados de pesquisa, antigamente podíamos usar dois procedimentos simples:

  1. Encher a nossa pagina/website com as keywords tantas vezes quanto possível.
  2. Conseguir tantos inbound links quanto possível.

Continuam a aparecer nos radares dos prestadores de serviços "Gurus SEO" que enganam o sistema - atingindo altos rankings enquanto acrescentam pouco valor aos actuais pesquisadores - mas a festa está a acabar. Sempre que a google encontra debilidades na sua capacidade de entregar resultados de pesquisa relevantes, de alta-qualidade, toma medidas para resolver a questão.

Em 2003 com o "Boston", tiveram inicio as maiores alterações ao algoritmo, feitas de forma regular e sempre com um nome de baptismo.

Para ter uma visão geral sobre todas as alterações feitas ao algoritmo ao longo dos anos, a HubSpot e a Moz criaram o infográfico que partilho a seguir.

Fonte: HubSpot 

infographic google algorithm changes keyword seo

Actualizações Panda, Penguin e Hummingbird São Todas Iguais?

Não propriamente. O Panda, o Pinguim e outras actualizações foram alterações a certas partes do antigo algoritmo, mas não uma substituição completa do mesmo. É como um motor. Imagine que essas mudanças foram como se esse motor recebesse um novo filtro de óleo. O Hummingbird é mesmo um novo motor, que continua a utilizar algumas partes do motor antigo, como o Pinguim e o Panda.

Os problemas dos profissionais de marketing digital,são cada vez mais dinâmicos porque muda todo o habitat. Agora já fica com uma ideia de como interpretar as variações no volume de visitantes ao website.

cta-download-ebook-blue

Achou Interessante? Receba Actualizações no eMail!  

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.