Pesquisa Google - História das Mudanças ao Algoritmo [Infográfico]

Publicado por: Fernando Lopes

Data Artigo 19-03-2014 12:31

google-homepage-1997Quando apareceu no final dos anos 90, o motor de pesquisa Google não era propriamente bom.

Nesta altura, os motores de pesquisa eram pouco mais que máquinas de keyword-matching e contadoras de links.

Nos últimos anos são muitos os consultores a vender serviços que garantem "colocar o seu website no primeiro lugar do resultado de pesquisa".

Se desconfia da veracidade destas afirmações -e com bons motivos -  veja a seguir como o motor de pesquisa da Google tem evoluído.

SEO é Mais Que Google Marketing

Normalmente vendidos como serviços de SEO, eles deviam evoluir com as actualizações como a Penguin, Panda, Hummingbird, etc. O SEO em portugal não é diferente.

Basicamente, para fazer subir o ranking nos resultados de pesquisa, antigamente podíamos usar dois procedimentos simples:

  1. Encher a nossa pagina/website com as keywords tantas vezes quanto possível.
  2. Conseguir tantos inbound links quanto possível.

Continuam a aparecer nos radares dos prestadores de serviços "Gurus SEO" que enganam o sistema - atingindo altos rankings enquanto acrescentam pouco valor aos actuais pesquisadores - mas a festa está a acabar. Sempre que a google encontra debilidades na sua capacidade de entregar resultados de pesquisa relevantes, de alta-qualidade, toma medidas para resolver a questão.

Em 2003 com o "Boston", tiveram inicio as maiores alterações ao algoritmo, feitas de forma regular e sempre com um nome de baptismo.

Para ter uma visão geral sobre todas as alterações feitas ao algoritmo ao longo dos anos, a HubSpot e a Moz criaram o infográfico que partilho a seguir.

Fonte: HubSpot 

infographic google algorithm changes keyword seo

Actualizações Panda, Penguin e Hummingbird São Todas Iguais?

Não propriamente. O Panda, o Pinguim e outras actualizações foram alterações a certas partes do antigo algoritmo, mas não uma substituição completa do mesmo. É como um motor. Imagine que essas mudanças foram como se esse motor recebesse um novo filtro de óleo. O Hummingbird é mesmo um novo motor, que continua a utilizar algumas partes do motor antigo, como o Pinguim e o Panda.

Os problemas dos profissionais de marketing digital,são cada vez mais dinâmicos porque muda todo o habitat. Agora já fica com uma ideia de como interpretar as variações no volume de visitantes ao website.

cta-download-ebook-blue

Achou Interessante? Receba Actualizações no eMail!  

Autor: Fernando Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

Descubra-me no: