É quase ridículo dizer que o marketing actual não tem nada a ver com o que era há uns anos atrás.
Os muitos termos novos que por aí andam, redes sociais, blog, SEO, etc... contribuem mais para a confusão do que para o esclarecimento de empresários, empreendedores e responsáveis de marketing.
Para tornar o raciocínio mais claro, veja as coisas desta forma. Há o marketing tradicional e o novo marketing. O tradicional é o outbound e o novo é o inbound. Não olhe para o inbound como inimigo do outbound, mas como um complemento que não existia antigamente e com o qual tem de jogar sob pena de se ver excluído do grande jogo.
Saiba também que o marketing outbound tem cada vez menos resultados, que são mais os profissionais a formarem-se no inbound e menos no outbound e o custo de aquisição de novos clientes é imensamente mais barato com o inbound marketing.
Então, vamos deixar de olhar para trás e vejamos as oportunidades que o sistema de incentivos Portugal 2020 nos podem abrir com estas 5 tendências:
Acredite ou não, de acordo com a SINTEF, 90% dos dados existentes no mundo foram criados nos últimos dois anos.
Se há algo com que esta geração de profissionais de marketing e vendas tem de se preocupar são os dados. Não só os do analytics ou os dados inseridos nos formulários e tratados no CRM, mas aqueles a que se chama big data. Bases de dados adaptáveis e alimentadas de forma automática e continua com dados adicionais.
As bases de dados evoluíram dos carregamentos estáticos e entradas manuais focadas em entidades, para organismos mais vivos e adaptáveis, que tiram partido de um vasto conjunto de dados que estão disponíveis na web para todos.
Exemplo: um potencial cliente preenche um formulário no seu website com nome e email. Quando você acede ao registo no CRM, além desses dados inseridos pelo cliente, vê fotografia, apresentação da empresa onde ele trabalha, perfis nas redes sociais, etc...
Quer ver um exemplo? veja aqui o um dia na vida de um vendedor moderno.
Isso leva-nos à nossa próxima tendência.
Nós pensamos em personalização quando pensamos no e-mail. E isso faz sentido, os e-mails personalizados tem 19% mais conversões do que os e-mails indiferenciados, e quanto mais personalizados melhor se comportam.
A personalização cross-channel, e conteúdo que se adapta à pessoa que o vê nos diversos canais (email, website, landing page, etc.)
Se há coisa que tem mudado nos últimos anos é a expectativa que os clientes têm, para que toda a sua experiência seja "à medida". Segundo a Janrain 74% dos consumidores online ficam frustrados com os websites cujo conteúdo parece não ter nada a ver com os seus interesses. Esqueça o ROI, bem vindo à era do ROE - Return on Experience.
Para personalizar, vai precisa de duas coisas: a tecnologia para fazer a ligação e a estratégia para a tornar útil em vez de trivial e banal.
Exemplo: Sites como a Amazon habituam o consumidor à personalização em tudo quanto é sítio, desde a caixa de entrada do email ao website e para além disso.
Já não é segredo para ninguém que o conteúdo tem ganho uma importância capital na estratégia de marketing, e que, para o destacar, as empresas são obrigadas a encontrar novos tipos de vozes e de formatos. Para planear o conteúdo tenha em atenção que:
No fundo, vai tentar conseguir mais eficiência como equipa, mas também tentar descobrir qual o conteúdo que melhor impulsiona o negócio.
O que leva à próxima tendência
Basicamente trata-se de uma aproximação sistemática para optimizar os caminhos de conversão e gerar maior retorno. Passa pela execução de experiências disciplinadas para aumentar as taxas de conversão ao longo do funil e, depois, replicar as experiências que funcionam.
O Growth Hacking não é actualmente um conceito assim tão estranho para os profissionais de marketing. Alguns exemplos:
O que é o SMarketing em poucas palavras? é o alinhamento de Sales e Marketing com personagens, objectivos e operações.
Apesar de nas organizações os departamentos de marketing e vendas não se terem em muito boa conta, a verdade é que elas partilham o mesmo funil. O processo de vendas começa muito antes do potencial cliente falar com as vendas, e o processo de marketing não termina quando o profissional de vendas atende o telefone.
O caminho SMarketing implica 3 coisas:
Se é um facto que a tecnologia torna isto tudo muito mais fácil de fazer, não pense que torna mais fácil de fazer bem. Estes são tempos de mudança onde inovação e internacionalização das PME, micro-empresas e startups tem mais caminhos que nunca, e precisa de fazer escolhas sábias, seja com o Portugal 2020 ou sem ele.