Big Data e o Que Isso Tem a Ver Com Vendas

Publicado por: Fernando Lopes

Data Artigo 26-06-2013 10:00

Com tantas buzzwords que por aí existem, porque motivo teremos de ter mais uma, Big Data. Porque é que existe a Big Data, como é que se forma e será que pode ajudar o seu negócio a vender mais?

Big Data Porquê?

Bom, porque no mundo em que vivemos, os dados não dormem nunca. Se na Terra temos sempre uma metade em que é de dia e outra noite, na internet é básicamente sempre de dia.

Os computadores, os telemóveis, os GPS não dormem. Cada minuto que passa enormes quantidades de dados estão a ser gerados a partir de telefones, sites e aplicações em toda a Internet.

Uma questão que me tem intrigado crescentemente (e aposto que a si também com escandalos como o da NSA), é que quantidade de dados está a ser criada? e de onde é que eles vem?

Big Data no Marketing e Vendas do Futuro 

Para ter uma ideia mais precisa, este infográfico da Domo, dá alguns exemplos de como é criada a enorme quantidade de dados a cada minuto que passa. A informação é alucinante. Os dados nunca dormem e vão continuar a crescer a ritmos ainda mais elevados que os actuais.

DatainOneMinute resized 600

Big Data não é apenas um conceito abstrato utilizado para mistificar especialistas em TI, é o resultado de uma avalanche de actividade digital, onde os dados representam um volume crescente, com uma variedade mais ampla, e a chegar a velocidades nunca vistas.

Com todos os sites por onde navegamos, as partilhas de estado, ou os uploads de fotos, deixamos rastos digitais que fazem crescer continuamente a massa de Big Data.

Torna-se mais que evidente que, se quer colocar as vendas e o marketing alinhado com o mercado que aí está, tem de ter em consideração esta realidade, porque tudo anda à volta dos dados. 

A Big Data tem de estar em cima da mesa mesmo para a definição estratégica de micro, pequenas e médias empresas, e é ela que pode servir de base à inovação, diferenciação e crescimento.

cta-download-ebook-blue

Autor: Fernando Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

Descubra-me no:

Tópicos: Estratégias de Comercialização, Campanhas de Marketing, Vendas Inbound, Inbound Marketing