Com tantas buzzwords que por aí existem, porque motivo teremos de ter mais uma, Big Data. Porque é que existe a Big Data, como é que se forma e será que pode ajudar o seu negócio a vender mais?
Big Data Porquê?
Bom, porque no mundo em que vivemos, os dados não dormem nunca. Se na Terra temos sempre uma metade em que é de dia e outra noite, na internet é básicamente sempre de dia.
Os computadores, os telemóveis, os GPS não dormem. Cada minuto que passa enormes quantidades de dados estão a ser gerados a partir de telefones, sites e aplicações em toda a Internet.
Uma questão que me tem intrigado crescentemente (e aposto que a si também com escandalos como o da NSA), é que quantidade de dados está a ser criada? e de onde é que eles vem?
Big Data no Marketing e Vendas do Futuro
Para ter uma ideia mais precisa, este infográfico da Domo, dá alguns exemplos de como é criada a enorme quantidade de dados a cada minuto que passa. A informação é alucinante. Os dados nunca dormem e vão continuar a crescer a ritmos ainda mais elevados que os actuais.
Big Data não é apenas um conceito abstrato utilizado para mistificar especialistas em TI, é o resultado de uma avalanche de actividade digital, onde os dados representam um volume crescente, com uma variedade mais ampla, e a chegar a velocidades nunca vistas.
Com todos os sites por onde navegamos, as partilhas de estado, ou os uploads de fotos, deixamos rastos digitais que fazem crescer continuamente a massa de Big Data.
Torna-se mais que evidente que, se quer colocar as vendas e o marketing alinhado com o mercado que aí está, tem de ter em consideração esta realidade, porque tudo anda à volta dos dados.
A Big Data tem de estar em cima da mesa mesmo para a definição estratégica de micro, pequenas e médias empresas, e é ela que pode servir de base à inovação, diferenciação e crescimento.