Inbound Marketing

7 Motivos Para Não Pensar na Sua Estratégia SMarketing em 2015

Tem sete bons motivos para fazer de 2014 um sucesso, com a ajuda do seu Website, SEO, Analytics, Keywords, Leads, Blog, Redes Sociais, etc.


Isso da Internet é coisa do passado. Essas empresas que estão a gastar dinheiro a tentar chegar aos clientes com marketing digital, redes sociais, inbound marketing, etc estão ultrapassadas.

Claro que, um utilizador médio da Internet gasta cerca de 32 horas por mês online, e claro que, o facto de 71% dos utilizadores da Internet fazerem algum tipo de compras online, é só uma coincidência.

Click the animation to open the full version (via Penny Stocks Lab).

Claro que não quer ser incomodado com essas questões menores, e como tem sete bons motivos para fazer de 2015 um sucesso, não quer ouvir falar mais nesses palavrões como Website, SEO, Blog, Landing Page, Social Media, Analytics, Keywords, etc. e portanto vai desinvestir no website, e desistir das campanhas de marketing digital, porque:

1 - Já tem dinheiro suficiente.

Sejamos frontais, você já tem mais dinheiro que o Sr. Américo Amorim. Não há realmente justificação para tentar ir mais longe. Com a Internet a ser usada por cerca de 78,1% da população na Europa, EUA e Canadá, não há qualquer necessidade real para tentar encontrar os clientes que usam esses meios.

Além disso, a Internet não serve para fazer dinheiro. Claro que, os relatórios que dizem que os consumidores gastaram on-line, num único dia conhecido por Cyber-Monday de 2012, 1,25 Mil Milhões de dólares só nos EUA, mas claro que não há nenhum motivo para tentar procurar obter uma fatia desse bolo para o seu próprio negócio.

2 - Conseguiu criar um negócio que não precisa de clientes.

Parabéns! Você não tem de lidar com o público em geral ou os clientes? Você não tem que lidar com aquela malta do Facebook que gosta de filmes de gatinhos. 

De acordo com um estudo realizado pela Ipsos: "20% dos utilizadores do facebook compraram algo devido a anúncios ou comentários que viram lá". O estudo relata mesmo que 34% dos utilizadores do Facebook interagem com as suas marcas favoritas no site de social media e 58% vão gostar de uma marca, porque são clientes.

Mas já que você não tem nenhum cliente porque encontrou uma forma mágica de evitar lidar com as pessoas, não precisa de se preocupar com tudo isso.

3 - Encurralou o seu mercado e não tem necessidade de se expandir.

Você cobriu todos os nichos de mercado. Aqui ou em mercados de exportação não há grupos emergentes no seu sector, se aparecerem vem ter consigo naturalmente, eles não tem outra hipótese. Há uns grupos que lhe escapam mas são os não gastadores, os gastadores vêm todos ter consigo.

E uma vez que o seu negócio tem uma base de consumidores forte, não precisa de se preocupar com o facto de que, de acordo com a Ipsos: 38% das pessoas recomendaram um brand de que "gostam" ou "seguem" numa rede social.

4 - Não precisa de interagir com o mundo para sobreviver.

Você não precisa do Twitter ou do Facebook. O dinheiro que consegue fazer já lhe chega, e como tal não tem de interagir com o mundo exterior para prosperar numa economia voltada para o consumidor. Você não tem de seguir as pisadas daquelas empresas que investiram milhões de euros a tentar interagir com os clientes e foram capazes de atingir num único ano milhares de milhões de visitas aos websites.

Você não precisa de toda a atenção, que as redes sociais e a facilidade das pessoas comunicarem estão a dar.

5 - A sua empresa é a maior empresa do mundo.

Está à vista e temos de admitir. Você tornou-se o líder mundial e domina a área técnica, financeira, industrial e comercial, está em todos os sectores. Você colocou toda a sua concorrência KO e agora ela já não existe.

Agora já não tem de concorrer com milhões de empresas que estão a usar as redes sociais. E não há necessidade de se preocupar com as 11 milhões de empresas que usam actualmente o Facebook para promover os negócios, uma vez que, há diariamente no Facebook apenas um mísero milhar de milhões de ligações individuais com "Likes" ou comentários sobre mais de 3,2 Mil Milhões de posts.

6 - Você criou a marca mais conhecida do mundo.

Quando o logótipo da sua empresa aparece, as pessoas associam-no automaticamente à perfeição. Não há nenhuma justificação para gastar dinheiro a construir a imagem e a marca da sua empresa no exterior.

Afinal, você venceu os 108,9 Mil Milhões dólares de vendas da Apple do ano passado. Você conseguiu conquistá-los, por isso não precisa de fazer mais nada.

O facto de a Apple ter gasto mais de 213 milhões de dólares por trimestre em marketing, a maioria dos quais em marketing on-line e presença nas redes sociais, não lhe tira o sono. Mas você está certo. Não há necessidade de investir na Internet e no marketing inbound. Você encostou a Apple às cordas.

7 - Os Maias tinham razão. O mundo acabou.

Afinal de contas os Maias é que estavam certos. Há aqui um pequeno desacerto de calendário, mas o destino está marcado, o mundo acabou, o que quer dizer que não há de facto nenhum motivo para investir no inbound marketing digital. Afinal de contas, é uma moda passageira e moribunda.

Apesar do artigo ser de lógica invertida, ele representa uma determinada realidade, a que encontramos nas discussões do dia a dia, e como as pessoas encaram o marketing digital nas empresas.

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