Social Media Marketing

Comprar Gostos do Facebook é Um Disparate Porquê?

Comprar gostos do facebook é estúpido


comprar-likes-facebookTenho sido confrontado várias vezes com esta questão: "O que acha de comprar gostos do facebook para a nossa página empresarial?" É que o nosso principal concorrente tem X milhares de likes e nós só temos umas centenas...é uma vergonha!

Bom. Todos sabemos que a maior luta de qualquer empreendedor para promover o seu negócio ou ideias on-line, é a falta de tempo para perceber tudo o que se está a passar. Portanto, um short-cut é sempre bem vindo, certo?. Errado!!

Se não há duvidas de que as redes sociais como o facebook, LinkedIn, Google +, Twitter etc. podem desempenhar um papel importante no marketing de qualquer empresa, os métodos a aplicar para esse efeito não são assim tão claros, principalmente se não pensar nisso primeiro.

Alguns cuidados a ter:

Porque Precisa das Redes Sociais?

Vamo-nos focar no facebook, embora também possa comprar seguidores no Twitter.

Para quem tem um negócio, ter lucro deve ser a principal preocupação, e para isso precisa de resultados concretos. No mundo digital, e segundo a metodologia Inbound, isso significa mais visitantes, mais leads e mais clientes.

Como as redes sociais podem ajudar em todas essas fases, você criou uma página empresarial no facebook, foi ao Google e pesquisou "comprar likes facebook". Depois, seleccionou a oferta mais barata e no dia seguinte, com um custo de umas dezenas de euros, tem 5000 gostos na sua página.

UAUUU...Agora você está feliz, e o seu negócio vai de vento em popa, certo?

ERRADO!! A última coisa que você quer são likes falsos, e porquê? 

Credibilidade da Marca 

Se for a uma página que não tenha muitos posts, ou cuja qualidade seja fraca e vir 5000 likes, torna-se óbvio que há algo que não bate certo. Foi o que aconteceu alegadamente com a NOS, que foi acusada de comprar gostos.

Se ver muitos gostos ajuda o utilizador real a juntar-se ao grupo, basta ele perceber algum desalinhamento para hesitar e tirar credibilidade à marca.

Envolvimento dos Visitantes

Se visitar uma página com mais de 5000 likes, é natural que ache que essa página é muito activa, e que haja utilizadores a responder.

Por muito que lhe garantam que os likes são reais quando os compra, o mais provável é que não vá conseguir grande envolvimento dessas pessoas, como pode ver no exemplo no final desta página, onde é melhor ter 50 seguidores do que 1000.

Claro que é em redes diferentes, mas o ponto é este: o que realmente interessa, são os resultados gerados. 

Contra as Regras do Facebook

A própria Facebook já admitiu a existência de mais de 80 milhões de páginas falsas, e já fechou alguns milhões. A questão, é se quer correr o risco de fecharem a sua página só por ter comprado uns Gostos que não lhe geram qualquer tipo de resultado prático.

A página do Facebook diz isto:

Posso_comprar_Gostos_Página_Facebook

  

Ter mais gostos no Facebook pode ser um problema bem grave. Veja este vídeo que analisa em profundidade a compra de Gostos no Facebook: 

Afinal Qual o Seu Foco? Qualidade ou Quantidade?

Construir um negócio implica construir credibilidade e confiança, que é sinónimo de qualidade. É como a compra de bases de dados de email que é um verdadeiro disparate também.

Se está a comprar Gostos para o seu facebook marketing, está claramente a substituir a qualidade pela quantidade.

Vejamos este caso real de uma pequena empresa PME:

Neste gráfico, pode ver a quantas pessoas chega cada uma das redes sociais - o social reach.

Social_Reach

Como pode ver a seguir para a mesma empresa, as fontes de contactos - pessoas verdadeiras que preencheram um formulário no website - foi de 4 para o Facebook, e 19 para o LinkedIn. No entanto, o Facebook tem 1000 gostos e o LinkedIn 50.  

Tráfego-Contactos-Redes-Sociais

Está a ver onde quero chegar? A qualidade gerou resultados, a quantidade nem por isso!

São várias as empresas que tem mostrado a sua frustração com um elevado número de falsos fãs - a Copyblogger, por exemplo, fechou a sua página no Facebook devido ao número esmagador de falsos gostos acumulados ao longo dos anos, o que levou a taxas de envolvimento cada vez menores.

Se tem outros argumentos, contra ou a favor, deixe os seus comentários abaixo.

ABC do Marketing Digital para PME

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.