Social Media Marketing: 3 Perguntas A Fazer Antes de Começar

Publicado por: Fernando Lopes

Data Artigo 11-04-2014 16:55

Previsao-futuro-duvidaArrisco a dizer, que em praticamente 100% das empresas para quem o marketing nas redes sociais é uma novidade, tem uma coisa em comum: a ansiedade para começar e criar várias contas em tudo o que é rede social.

Pois aqui fica o meu contributo: antes de se comprometer, tenha em consideração os três pontos que descrevo a seguir.

1. Tem o Website Pronto?

Caso tenha já andado às voltas com o marketing digital, muito provavelmente já sabe que uma óptima forma de aumentar a sua exposição a uma maior audiência online, é ter um Blog onde possa escrever e ser ao mesmo tempo activo nas redes sociais como Facebook, LinkedIn, Tweeter, etc.

Mas, o que lhe interessa de facto é que os esforços de social media marketing levem esses leitores para o website da sua empresa. Convém que tenha a certeza de que o website está pronto para receber os convidados antes de eles começarem a chegar.

2. Consegue Tomar Conta do Recado?

O Social Media Marketing é um instrumento versátil, que pode abrir muitas portas à sua empresa ou negócio. No entanto, o diálogo que vier a criar com a audiência ou público alvo, vai seguramente trazer com ele um pouco de feedback negativo.

Quer isto dizer que se não está pronto para se colocar na pele de um político, e lidar com a crítica pública às suas ideias, opções, produtos, estratégias, serviços, etc. é provável que não seja a altura certa e nesse caso deva esperar até estar mais bem preparado para dar inicio à festa.

3. Vai Conseguir Manter a Consistência?

Por fim, é fundamental avaliar se e como está disposto(a) a respeitar os códigos de conduta das redes sociais.

Convém ter a consciência de que não chega criar as contas nas redes sociais: Vai ver que cerca de metade da batalha do social media marketing está em aprender a gerir tudo.

O desenvolvimento das redes sociais só acontece com uma participação consistente. Uma conta no Twitter, com alguns tweets esporádicos ou um blog sem posts recentes, envia ao seu público uma mensagem de inconsistência e desinteresse. Quanto mais activo for (com bom senso, claro), tanto melhor!

Concluindo

Para a maioria das empresas, o social media marketing pode ser benéfico e vale o esforço. Mas há uma muito pequena percentagem de organizações - principalmente B2B - que ou não precisam tão desesperadamente ou não estão definitivamente preparadas para abraçar  o marketing nas redes sociais. 

Há mais alguma que deva crescentar? deixe nos comentáios abaixo a sua opinião.

Ebook 54 Homepages de Design Brilhante

Autor: Fernando Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

Descubra-me no: