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6 Motivos para Criar um Blog para o Seu Negócio JÁ

Publicado por: Fernando Coimbra Lopes

Data Artigo 28-02-2013 16:19

quando-actualizar-blog.pngO blog, é uma ferramenta que desempenha um papel fundamental nos negócios de hoje. Primeiro na atracção daqueles desconhecidos que procuram os seus produtos e serviços, depois na criação de uma credibilidade e gestão da marca que leva à criação de clientes fiéis.

Aqui estão 6 bons motivos para deitar mãos à obra: 

1. Escrever posts sobre o seu produto

Ao criar um blog e ao escrever instruções e informações sobre os seus produtos e serviços, encontra uma forma muito mais agradável e simpática de os vender. É uma forma de abordagem muito menos invasiva. O blog usa uma plataforma de interacção imediata: onde se pode fazer ouvir e ouvir o seu público. Pode ter receio de revelar segredos (nos blogues a linguagem que se usa é intimista) sobre os seus produtos perante a concorrência, mas acredite que isso só o vai fortalecer. Alguém que “mostra” a Empresa é alguém que nada teme, que nada tem a esconder e isso revela confiança e segurança.

Mesmo escrevendo de forma intimista, há cuidados que devemos ter na elaboração de um post. Um deles é o uso de determinadas palavras, as chamadas palavras-chave ou keywords. São elas que vão ajudar os motores de pesquisa (Google, Yahoo, Bing entre outros) a encontrarem o seu blog.

Veja o blog como uma ferramenta de comunicação directa e aberta para os seus clientes e potenciais clientes.

2. Responder a Comentários, Perguntas e Dúvidas

Um dos maiores poderes da blogosfera – e que poucos conhecem - é fortalecimento da interacção com o cliente. É extremamente importante responder a todas as perguntas. Eu diria mais: é de uma importância extrema responder aos comentários dos seus leitores / clientes.

Quer seja sobre o seu produto, ou sobre uma ideia que deu no post, ao responder, está ou a fortalecer a relação que já tem com o cliente ou a criar uma. Tanto o comentário positivo como negativo merecem a mesma atenção e têm direito a resposta. A não resposta é indicadora que não existe ninguém por trás do negócio, produto ou empresa em questão.

Bem sabemos que há empresas que não conseguirão fazer isso sozinhas. Mas se esse for o caso da sua empresa, então isso é apenas um sinal de que chegou a altura de contratar alguém que o faça por si. As respostas deverão ser dadas no máximo em 12 horas.

3. Criar POST de Blog para falar sobre um Novo Produto

Falar sobre o seu próprio produto não é fácil. Auto elogiar-se, vai parecer falso. Nada como alguém de fora para o fazer. Há no entanto uma técnica que costuma resultar.

Por exemplo: crie uma lista de contactos onde faz a divulgação do que pretende vender e pergunte o que as pessoas acham. Use as críticas, opiniões e elogios para construir o seu próprio post. Essas opiniões, vindas de fontes tão diversas, vão dar veracidade ao texto e criar o mais importante numa relação comercial: a confiança. Não vale a pena esconder que é algo que dá trabalho, mas a verdade é que é extremamente eficaz.

A navegação e alimentação do blog leva a que se criem elos com outros blogues e com os leitores, entrando-se assim, numa espécie de rede de conhecimentos. 

Também aqui existe uma técnica importante usada frequentemente na blogosfera: você oferece o seu produto ou serviço a um grupo de clientes/leitores (potenciais clientes) que previamente classificou como “interessantes” e em troca pede-lhes uma opinião ou que falem sobre o seu produto nos respectivos blogs. Acontece por vezes, que a partir do feedback que tem, acaba por poder criar novos posts. Esta é uma solução que dá um óptimo retorno a médio e a longo prazo. Não diria a curto prazo pois teve que “oferecer gratuitamente” e isso representa um investimento, mas o retorno é completamente satisfatório.

4. Falar de um Grande Cliente

Uma forma igualmente eficaz de chamar a atenção para o seu blog é falar de um bom cliente que tenha. Além de divulgar o produto dele (que é sempre simpático), você também divulga o seu produto mediante o que o cliente tem a dizer, pois, com certeza, as pessoas gostam de indicações, e ainda mais de indicações que vêm de um amigo ou de alguém que já o conhece; torna-se mais fácil e claro para o potencial cliente comprar e, para si, está facilitada a venda.

Aliás, connosco as coisas funcionam da mesma forma, todos nós já comprámos algo que uma pessoa da nossa confiança nos indicou. Então por que não usarmos esta técnica para a promoção dos nossos negócios e produtos?

5. Estar presente noutros Blogues

De nada interessa ter um blog se este não for lido. Já falámos anteriormente de algumas formas para que este seja visitado. Há ainda uma outra, mas que talvez seja a que requer mais tempo: navegar por essa imensa blogosfera. Além de ser extremamente interessante, já que vai descobrir um mundo que muitos ainda desconhecem, cheio de excelentes ideias, é aí que vai criar a tal rede.

Esta técnica consiste em seguir determinados blogs com interesse para o seu negócio e fazer comentários. Ao comentar, o seu perfil de blogger fica lá e se o comentário for interessante [que é o que se pretende] qualquer leitor pode "linkar" directamente para o seu blogue. Uma outra dica: deixe no comentário conteúdo relevante que atraia para seu blog pessoas que realmente gostaram do que você lá deixou. E também para que as pessoas o (re)conheçam, pois, pelo seu comentário, já deve ser possível ter noção de quem é você e o que o seu negócio tem a oferecer. Esta técnica é excelente no retorno de visitas qualificadas para o blog.

Atenção: não faz sentido comentar por comentar, nem comentar única e exclusivamente com um link para o seu blogue. O que interessa aqui é comentar algo de forma racional, estruturada, critica, simpática e educada. Não se esqueça que na blogosfera você é a imagem da sua empresa. A principal ideia a reter é que você deve estar presente em blogs que tenham a ver com o conteúdo do seu. É aí que vai surgir a rede.

6. Criar Promoções, Brindes e Descontos Exclusivos

Quem é que não gosta de ganhar presentes? Esta (também) é uma excelente técnica a usar no seu blog: fazer promoções; estimular a sua rede de contactos a troco de produtos grátis; fazer parcerias com outros blogs. Em Portugal, já existem muitos bloggers que são opinion makers e que “arrastam” multidões. Este género de iniciativa aumenta, e muito, a sua carteira de clientes e também a sua lista de contactos, fazendo com que cresça o número de pessoas interessadas no que você tem para oferecer. No momento pode parecer que não gera muito lucro, mas no futuro, quando se tem uma lista de milhares de pessoas (contactos), as coisas começam a dar um bom retorno, pois um produto divulgado para digamos 5.000 pessoas, que querem receber o que você tem a oferecer só lhe poderá dar retorno financeiro.

 

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Autor: Fernando Coimbra Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

Tópicos: Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing Digital

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