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As Vantagens do CRM Em Tempos de Crise

Written by Fernando Coimbra Lopes | 30-01-2012 13:00

Pode ainda não ter dado por isso, mas esta nova realidade onde as previsões económicas são feitas em ambiente de grande volatilidade, passou a normalidade. Actualmente, quando as empresas olham para os próximos anos, procuram uma resposta crucial:

  • Vai haver dinheiro nesta "nova normalidade"?

  • Se sim, como e onde o ir buscar?

A resposta à primeira parte da pergunta é claramente "sim".

E a segunda? Bom, aqui pode ter uma certeza, sem clientes não vai a lado nenhum, e para os tratar devidamente vai precisar de uma estratégia de CRM suportada numa boa ferramenta.

Para Que Serve o CRM?

O CRM ou gestão do relacionamento com clientes (CRM - Customer Relationship Management) consiste na gestão das relações com todos os clientes, inclusive os potenciais clientes. O CRM é o conjunto de processos, pessoas e tecnologias empresariais para alcançar um único objectivo: obter clientes e mantê-los satisfeitos.

Trata-se de uma estratégia global que ajuda a conhecer melhor os clientes e o seu comportamento, permitindo criar relações mais sólidas e duradouras que irão beneficiar quer a empresa, quer os seus clientes. É muito difícil gerir um negócio com êxito sem uma poderosa solução de CRM. Afinal, o importante é o cliente.

Uma implementação de CRM bem sucedida envolve obrigatóriamente diversas áreas da empresa, a começar pelas vendas, é claro. Mas há também outros aspectos directamente ligados ao cliente, como o marketing e o serviço e suporte a cliente.

Soluções como a salesforce.com oferecem um suporte tecnológico para todas essas áreas. Outras como o crm da HubSpot tem uma abordagem mais restrita às vendas, mas com um nível de integração com o marketing muito superior e mais orientado às PME. Além disso o CRM da HubSpot é gratuito. Qual o melhor CRM para si? depende.

Com o software como serviço (Saas - Software-as-a-Service) Salesforce CRM e a plataforma de Cloud Computing Force.com, pode tratar simultaneamente dos clientes e do orçamento (factos de extrema relevância nos dias que correm).

Não sabe por onde começar? Comece por experimentar a solução CRM Grátis. Claro que deve saber que estratégia de CRM quer seguir para tirar partido desta experiência. Se precisar de ajuda clique aqui.